HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


20/03/2007
Em BH, atividades educativas terão 9 horas diárias

Aulas extras serão ministradas em parques, praças e igrejas


Alunos de pelo menos 29 escolas municipais de Belo Horizonte já começam a participar do programa Escola Integrada, que utilizará espaços públicos comunitários - como parques, praças e igrejas - para aulas de reforço escolar, lazer, esporte, oficinas e cursos. A medida, lançada ontem pela prefeitura, visa a ampliar a jornada educativa. Das 187 escolas da rede municipal, 29 aderiram até agora à proposta, que pode servir de modelo para o Projeto Mais Educação do governo federal. Ele faz parte do Pacote de Desenvolvimento da Educação, lançado na semana passada.

Presente ao lançamento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou de inovadora a proposta de Belo Horizonte e disse que “é a prova de que é possível e desejável iniciar a grande jornada pela causa da qualidade da educação”. “O Brasil adiou por muitos anos esse enfrentamento, essa é que é a verdade”, disse. O Escola Integrada amplia para nove horas o atendimento diário dos alunos e terá, inicialmente, 10.065 crianças e adolescentes do ensino fundamental. As aulas serão ministradas por agentes culturais. “É um programa que se baseia no uso de equipamentos públicos em torno da escola e na presença de monitores cedidos por universidades”, disse o prefeito Fernando Pimentel (PT), ressaltando o baixo custo da iniciativa. “O investimento é apenas em remuneração dos estagiários e dos seus coordenadores.”



Mundo digital
Em Brasília, o presidente Lula voltou a prometer que até o final de seu segundo mandato todas as escolas terão computadores e acesso à Internet banda larga. No programa “Café com o Presidente”, Lula afirmou que quer ver “os brasileiros serem tratados em igualdade de condições”. Neste ano, o governo termina a informatização de todas as escolas de 5ª a 8ª série nas áreas urbanas.


Eduardo Kattah
colaborou Lisandra Paraguassú
O Estado de S.Paulo.