22/01/2008

Leia na íntegra: desemprego na cidade de São Paulo

 

Fonte: Dieese - Novembro/2007


DESEMPREGO EM QUEDA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


1. As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos – DIEESE mostram que a taxa de desemprego total passou de 14,0% da População Economicamente Ativa (PEA), em outubro, para 13,9% em novembro. Inferior à taxa da Região Metropolitana de São Paulo, que registrou 14,4% , a taxa de desemprego em novembro é superior a do mesmo mês do ano de 2006, cujo registro de 12,6% foi a menor da região.


2. Os dados de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo mostram que no mês de novembro de 2006, a taxa de desemprego do município de São Paulo era o mais baixo de todos os municípios que compõem a região metropolitana. Em outubro de 2007, ficou abaixo de todos os municípios, com exceção da Região do ABC, o mesmo ocorrendo no mês de Novembro de 2007.

3. O contingente de desempregados, em novembro, foi estimado em 816 mil pessoas, permanecendo o mesmo volume do mês anterior. Esse resultado é influenciado pela PEA, cujo aumento é, praticamente, na mesma proporção do aumento da ocupação. Em relação ao mesmo mês do ano anterior a PEA apresenta crescimento de 2,82%, superior à ocupação de 1,30%. Mesmo em queda, o volume de desempregados cresce 13,33% em novembro de 2007, comparado com novembro de 2006, com registro de 720 mil pessoas desempregadas, enquanto o estoque de inativos diminui 3,28%. (Tabela 1).


4. Os dados quanto à posição na ocupação, mostram que, em relação ao mês anterior, tanto os assalariados com carteira assinada quanto os autônomos apresentam variação positiva de crescimento, respectivamente 0,1% e 5,0%. Em relação a novembro de 2006, o emprego com carteira assinada cresce 7,5% enquanto o sem carteira decresce 7,3%. (Tabela 2).


5. Os dados de novembro mostram que o setor de atividade que mais empregou, é o Comércio, com acréscimo de 17 mil pessoas e variação positiva de 2,2% em relação ao mês de outubro de 2007. Em termos absolutos, a atividade Serviços, responsável pelo maior número de postos de trabalho da capital, aumentou em 38 mil o número de pessoas empregadas, mas em termos relativos cresceu proporcionalmente menos, 1,3%. A indústria mostrou um desempenho negativo, reduzindo 9 mil postos de trabalho, característica da sazonalidade da atividade industrial no período. (Tabela 3)


6. O rendimento médio real dos ocupados apresentou uma pequena redução de 0,3% em outubro, comparado com o mês de setembro. Os assalariados, em termos reais, tiveram uma redução maior, com queda de 2,2% em outubro comparado com o mês anterior.
Os dados da PED sobre rendimentos revelam os valores médios recebidos no mês anterior ao mês de realização da pesquisa. No mês de novembro os dados referem-se ao mês de outubro.
Comparados com o mesmo mês do ano anterior, o rendimento médio real apresenta queda de 3,9% para os ocupados e de 5,7% para os assalariados. (Tabela 4)