454 anos de São Paulo
25/01/2008

Confira a prograçação de longas e curtas-metragens na Cinemateca Brasileira

 

A Cinemateca Brasileira montou uma programação especial de 22 de janeiro a 10 de fevereiro. O perfil é heterogêneo, vai de filmes sobre o samba ("Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba"), passando pelo grafite ("O Desafio de Zezão"), moradia urbana ("Dia de Festa") e pela construção da imagem da periferia ("Jardim Ângela"). Na Cinemateca, estudantes de escolas públicas não pagam a entrada.

Confira a programação completa:

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215) / 3512-6101
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Exibições em DVD com entrada franca
Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

SALA CINEMATECA/BNDES

Dia 24

19h
"TRANSE CONFIANTE – CONFRONTANDO A VIDA"
(São Paulo, 4 min, 35mm, 2007, cor). Dir.: Ines Cardoso
A primeira luta de Xang, um menino de 12 anos, num ringue construído debaixo do viaduto do Brás. Exibido na 29ª e na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

"TYGER"
(São Paulo, 5 min, 35mm, 2006, cor). Dir.: Guilherme Marcondes
Inspirado em texto do poeta inglês William Blake, o filme se utilizou de diversas técnicas de composição: boneco articulado, computador 2D, ilustrações e fotografias de São Paulo. Um tigre fabuloso irrompe pela noite da cidade e faz com que seus habitantes retornem à sua condição animal.

"SINFONIA DO CAOS"
(São Paulo, 39 min, vídeo, 2006, cor). Dir.: Kelly Santos e Juliana Barbosa
Um retrato do dia-a-dia na região do Minhocão.

20h
" HANDERSON E AS HORAS"
(São Paulo, 52 min, Beta digital, 2007, cor). Dir.: Kiko Goifman
Diariamente, pessoas gastam mais de duas horas no trânsito para se deslocarem até o local de trabalho na cidade de São Paulo. São aproximadamente 10 horas por semana. Mais de 10 anos em um transporte coletivo numa vida. Com tanto tempo no ônibus as pessoas criam fortes laços de amizade, realizam festas, lêem, comem. O documentário acompanha o trajeto de Handerson, que começa às seis da manhã no bairro Grajaú, na zona sul de São Paulo, até o Largo da Batata, onde trabalha.


Dia 25

17h
"PIXINGUINHA E A VELHA GUARDA DO SAMBA"
(São Paulo, 10 min, 16 mm, p/b). Dir.: Thomaz Farkas e Ricardo Dias
Em 1954, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha, Donga, João da Bahiana, Almirante e Benedito Lacerda, ao lado dos sambistas da Velha Guarda, no Parque do Ibirapuera, durante um evento em comemoração ao IV Centenário da cidade. O filme desapareceu e foi reencontrado 50 anos depois.

"BEXIGA//SAMBA"
(São Paulo, 65 min, vídeo, 2006, cor). Dir.: Tommy Pietra e Fernando Coimbra
Manifestações do samba no bairro do Bexiga em São Paulo: o repertório de sambas clássicos e modernos relacionados ao local e suas regravações pelo trio Revista do Samba; a Escola de Samba Vai Vai na preparação do desfile de 2005 e os trabalhos de formação musical de crianças e jovens pelo Movimento Bixigão, do Teatro Oficina.

18h30
" AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS"
(São Paulo, 14 min, 35mm, 2006, cor). Dir.: Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson, Luciana Arruda, Lucas Arruda
Filme-manifesto contra o trabalho infantil. Enquanto acompanham o duro cotidiano dos pais – catadores de lixo – três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade.

"INVISÍVEIS"
(São Paulo, 15 min, 35mm, 2006, cor). Dir.: Andréa Velloso
Acompanhando o dia-a-dia de quatro garis, observamos sua intimidade, em casa, onde ganham personalidade. A trilha sonora original foi composta essencialmente com sons das varridas amplificadas, pontuadas por sons de Franz Treichler e Wilson Sukorski.

"UM BOM RETIRO?"
(São Paulo, 15 min, vídeo, 2007, cor). Dir.: criação coletiva
Vídeo experimental realizado pelos participantes da oficina Poesias do cotidiano – criação em vídeo, oferecida pela Oficina Cultural Oswald de Andrade. Cenas corriqueiras do bairro do Bom Retiro serviram de base para a criação do filme.

" NEUROPOLIS – ORQUESTRA DOS MÚSICOS DAS RUAS DE SÃO PAULO"
(São Paulo, 25 min, vídeo, 2006, cor). Dir.: Joana Cancio e Lucas Gervilla
Documentário sobre a orquestra organizada pelo músico Livio Tratenberg e que reúne instrumentistas de rua e músicos de comunidades de imigrantes de São Paulo. Brasileiros, japoneses e latino-americanos traduzem musicalmente a experiência da metrópole.

20h00
" ELEVADO 3.5"
(São Paulo, 75 min, Beta digital, 2006, cor). Dir.: João Sodré, Maíra Bühler, Paulo Pastorelo
Ao longo dos 3,5 km do Elevado Costa e Silva, via expressa construída durante a ditadura militar e que corta o centro de São Paulo, personagens compartilham o cenário, mas nem sempre os pontos de vista. Moradores de prédios que têm o viaduto, conhecido como "Minhocão", diante de suas janelas, acumularam vivências muito variadas.


Dia 26

18h
Apresentação do PROJETO SANTU PAULU
Desenvolvido pela fotógrafa Angela Di Sessa, sobre os imigrantes que vieram da região da Puglia, na Itália, para a cidade de São Paulo em 1870. O projeto reúne mais de 90 horas de depoimentos em história oral e já digitalizou mais de 600 imagens em alta definição, provenientes de coleções domésticas. Di Sessa fará palestra apresentando o trabalho.

20h
"O DESAFIO DE ZEZÃO"
(São Paulo, 13 mim, 35mm, 2006). Dir.: Patrícia Cornils
No vasto mundo escuro das galerias que formam os 37 mil quilômetros de esgotos e córregos subterrâneos de São Paulo, um artista cria uma arte secreta entre água suja, baratas e humores insalubres, retomando a mística primitiva da arte rupestre do início da civilização humana.

" NO TRAÇO DO INVISÍVEL"
(São Paulo, 52 min, Beta digital, 2007, cor). Dir.: Laura Faerman e Marília Scharlach
Percorrendo os lugares escolhidos pelo grafiteiro Zezão para pintar, o documentário desvenda uma São Paulo completamente desconhecida. Galerias de escoamento de águas pluviais, o Rio Tietê visto de dentro, construções abandonadas, são algumas das locações por onde ele transita.


Dia 27

17h30
" CONSTRUÇÃO"
(São Paulo, 48 min, mini-DV, 2006, cor). Dir.: Cristiano Burlan
Atento às novas tendências do documentário brasileiro, o filme é um ensaio poético sobre o eterno processo de transformação da cidade de São Paulo a partir da ótica de um grupo de operários.

18h30
"DOCUMENTÁRIO 2"
(São Paulo, 15 min, vídeo, 2006, cor). Dir.: Rene Brasil
Inspirado no clássico Documentário (1966), primeiro filme de Rogério Sganzerla, autor de O bandido da luz vermelha (1968). Dois cineastas caminham pelas ruas do centro de São Paulo à procura de um cinema onde possam ver um filme. Em sua caminhada, conversam sobre a realização cinematográfica no Brasil.

" DECLARAÇÕES DE AMOR"
(São Paulo, 45 min, vídeo, 2006, cor). Dir.: Emmanuelle Bernard e André Blas
Documentário sobre um dos principais ícones arquitetônicos da cidade de São Paulo, o Edifício Copan, criação do arquiteto Oscar Niemeyer. O filme capta o cotidiano do prédio – onde residem 5.000 mil pessoas – e os contrastres entre seus moradores. Trilha sonora de Edgar Scandurra

20h
" DIA DE FESTA"
(São Paulo, 77 min, 35mm, 2006, cor). Dir.: Toni Venturi e Pablo Georgieff
"Quatro mulheres negras, pobres, jovens e bonitas. Todas vieram do interior do país e hoje moram em São Paulo, a terceira maior cidade do mundo. Entre elas há em comum uma história de vida que se assemelha em dificuldades – passaram fome e foram abandonadas, com os filhos, por seus maridos. Mas não é só. As quatro são também líderes de um movimento pela conquista de uma moradia digna na cidade, o MSTC – Movimento do Sem Teto do Centro de São Paulo."


SALA CINEMATECA/PETROBRAS

Dia 29

21h
" BEM-VINDO A SÃO PAULO"
(Brasil, 100 min, DVD). Dir.: vários
Em 2003, a organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo convidou diversos cineastas – com passagens pelo evento - a iniciar um projeto de um longa-metragem que reunisse uma série de curtas sobre a cidade. Produzido por Leon Cakoff, e sob a narração de Caetano Veloso, o filme foi realizado para celebrar os 450 anos da cidade de São Paulo.


Dia 30

19h
" ELEVADO 3.5"

20h30
" AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS"

"INVISÍVEIS"

" UM BOM RETIRO?"

"NEUROPOLIS – ORQUESTRA DOS MÚSICOS DAS RUAS DE SÃO PAULO"


Dia 31

19h
"BATALHA – A GUERRA DO VINIL"
(São Paulo, 15 min, DVD). Dir.: Rafael Terpins
Animação realizada em stop motion, tem como cenário uma grande festa hip hop em uma favela de São Paulo e narra o duelo entre dois habilidosos DJs.

" NO TRAÇO DO INVISÍVEL"

20h30
" JARDIM ÂNGELA"
(São Paulo, 2007, 35 mm, 71 min, cor). Dir.: Evaldo Mocarzel
Reúne os depoimentos de um grupo de jovens moradores do bairro – considerado um dos mais violentos da capital – que participaram de uma oficina de cinema organizada pela Associação Cultural Kinoforum. Realizado com poucos recursos, o documentário procura desconstruir os lugares-comuns veiculados sobre a periferia.


Dia 01 de fevereiro

19h
" A VIA LÁCTEA"
(São Paulo, 88 min, 35 mm, 2007, cor). Dir.: Lina Chamie
Uma história de amor vertiginosa envolvendo um professor de literatura e uma estudante de veterinária. O filme se inicia com uma briga do casal ao telefone. Inconformado, o homem pega seu carro e parte rumo à casa da mulher. Sua jornada pelo trânsito de São Paulo será permeada por inúmeras digressões e lembranças amorosas.

21h
" NÃO POR ACASO"
(São Paulo, 90 min, 35 mm, 2007, cor). Dir.: Philippe Barcinski
Entrelaçando melodrama e experimentação, o filme trata de dois personagens – um controlador de trânsito e um marceneiro, especialista na fabricação de mesas de sinuca – cujo cotidiano, baseado no controle e no método, é imprevisivelmente desarticulado por um acidente.


Dia 02 de fevereiro

16h
CURTA CINEMATECA

18h
" TRANSE CONFIANTE – CONFRONTANDO A VIDA"

"TYGER"

"SINFONIA DO CAOS"

19h
" JARDIM ÂNGELA"

20h30
" A VIA LÁCTEA"

Dia 03 de fevereiro

17h
"A VIA LÁCTEA"

19h
"NÃO POR ACASO"

21h
" BEM-VINDO A SÃO PAULO"


Dia 05 de fevereiro

20h
" JARDIM ÂNGELA"

Dia 06 de fevereiro

19h
" DOCUMENTÁRIO 2"

"DECLARAÇÕES DE AMOR"

20h30
" NÃO POR ACASO"


Dia 07 de fevereiro

19h
" AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS"

"INVISÍVEIS"

"UM BOM RETIRO?"

"NEUROPOLIS – ORQUESTRA DOS MÚSICOS DAS RUAS DE SÃO PAULO"

20h30
" PIXINGUINHA E A VELHA GUARDA DO SAMBA"

"BEXIGA//SAMBA"


Dia 08 de fevereiro

19h
" VOCÊ TAMBÉM PODE DAR UM PRESUNTO LEGAL"
(São Paulo, 39 min, 35mm, 1971-2006, p/b). Dir.: Sérgio Muniz
Entre 1971 e 1973, o diretor Sérgio Muniz reuniu uma série de materiais – notícias de jornal, fotos, transcrição de depoimentos sobre a tortura, imagens clandestinas de televisão, entre outros – para realizar um filme que denunciasse as atividades do Esquadrão da Morte, grupo de extermínio chefiado pelo sanguinário Delegado Fleury. Na época, o filme não circulou publicamente pois seria um alvo ideal para a repressão militar.

20h
"BOTINADA! A HISTÓRIA DO PUNK NO BRASIL"
(São Paulo, 74 min, vídeo, 2006). Dir.: Gastão Moreira
O documentário descreve como o punk chegou no Brasil – a partir da união de diversas gangues de adolescentes da Vila Carolina e do Limão, bairros paulistanos da Zona Norte – e detalha a trajetória de bandas fundamentais como Inocentes, Olho Seco, Cólera, Lixomania, Ratos de Porão, entre outras.

Dia 09 de fevereiro

16h
CURTA CINEMATECA

18h
" BATALHA – A GUERRA DO VINIL"

"NO TRAÇO DO INVISÍVEL"

20h
" CONSTRUÇÃO"


Dia 10 de fevereiro

19h
" DIA DE FESTA"

20h30
" HANDERSON E AS HORAS"

programação do Centro Cultural São Paulo para o aniversário da cidade

/ Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Rua Vergueiro, 1.000. Paraíso. Telefone 3383-3402. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).


Dia 25

"UMA OUTRA CIDADE"
(Brasil, 2001, 58 min, DVD). Dir.: Ugo Giorgetti.
São Paulo revisitada por Antonio Fernando de Franceschi, Rodrigo de Haro, Claudio Willer, Roberto Piva e Jorge Mautner. Lugares e personagens da cidade de São Paulo são relembrados por meio de seus poetas “malditos”.
/ Dia 25, 16h

"BEM-VINDO A SÃO PAULO"
(Brasil, 100 min, DVD). Dir.: Leon Cakoff, Wolfgang Becker, Renata de Almeida, Maria de Medeiros, Hanna Elias, Amos Gitai, Mika Kaurismäki, Jim McBride, Phillip Noyce, Ming-Liang Tsai, Andrea Vecchiato, Caetano Veloso e Youshishige. Narração: Caetano Veloso.
Diversos episódios mostram a cidade de São Paulo através das lentes de diretores brasileiros e estrangeiros.
/ Dia 25, 18h

"A VIA LÁCTEA"
(Brasil, 2007, 88 min, 35mm). Dir.: Lina Chamie. Com Marco Ricca, Alice Braga, Fernando Alves Pinto e outros.
Após uma violenta briga ao telefone, um homem decide ir de carro até a casa de sua namorada para resolver a situação. No caminho, ele questiona a relação dos sentimentos em um grande centro urbano.
/ Dia 25, 20h

Links relacionados:
Cine Olido exibe filmes ambientados em São Paulo
Jovem dedica poesia aos personagens de São Paulo
Shows agitam aniversário da cidade
Casa das rosas tem programação voltada à literatura
Aniversário de São Paulo marca início de exposições
Parceria promete aquecer baladas da cidade
No dia 25, Bicicletada vai reivindicar estacionamento para as “magrelas”