454 anos de São Paulo
25/01/2008

Apresentações musicais no aniversário da cidade

 

Do samba à música clássica, os espaços culturais da cidade estão repletos de atrações para as comemorações dos 454 anos de São Paulo. O destaque é a apresentação de Jorge Ben Jor no Parque da Independência às 21h do dia dia 25.

A dança também ganhou espaço nas celebrações. Três espetáculos estão programados.

Confira a programação completa:

MÚSICA POPULAR

Dia 25

CLUBE DO BALANÇO
Apresentação do show Samba incrementado. Liderado pelo guitarrista, cantor e compositor Marco Mattoli, ex-integrante da Banda Mattoli e os Guanabaras, o grupo é um dos responsáveis pelo renascimento do samba-rock paulistano desde 1999.
/ Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Rua Vergueiro, 1.000. Paraíso. Telefone 3383-3402. Dia 24, 24h. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).

SARAU LIRA PAULISTANA
Nesta homenagem à cidade de São Paulo, o grupo Língua de Trapo, um dos mais representativos do cenário paulistano, apresenta performances dos participantes, além de intervenções próprias, mesclando poesia, música e projeção de imagens.
/ Centro Cultural da Juventude – biblioteca. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: 3984-2466. Dia 25, 17h. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).

DIÁLOGOS: DEMÔNIOS DA GAROA
O projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades. Neste mês de aniversário da cidade, foi convidado, para falar de sua trajetória, o grupo considerado “a cara de São Paulo”: Demônios da Garoa.
/ Centro Cultural da Juventude – biblioteca. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: 3984-2466. Dia 29, 15h. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).

SHOWS NO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
Jorge Ben Jor encerra, dia 25, às 21h, uma série de apresentações musicais que se revezarão no palco montado no Parque da Independência, zona sul. Em seu show, o intérprete relembra sucessos de sua carreira, como País tropical e Taj Mahal, além de mostrar algumas das canções recém-lançadas em seu último CD, Recuerdos de Asunción 443. Esse álbum reúne obras que o compositor deixou nos arquivos da gravadora Som Livre, localizado na rua Assunção, número 443, entre 1978 e 1986; e que agora foram reinterpretadas em estúdio.
Abrindo a série de shows, o Coral Kholwa Brothers sobe ao palco às 15h. Em seguida, apresentam-se as bandas Glória e Funk Como Le Gusta, respectivamente às 17h e às 19h.
/ Parque da Independência. Ipiranga. Zona Sul. A partir das 15h. Grátis

MÚSICA ERUDITA

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO MUNICIPAL
/ Teatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Centro. Telefone 3222-8698. Grátis (retirar ingresso com duas horas de antecedência).

Dia 25

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
Regente: Mário Valério Záccaro. Solistas: Sebastião Teixeira (barítono), Berenice Barreira (soprano) e Elder Savir (tenor).
No programa, Carmina Burana, de Carl Orff.
/ Dia 25, 11h

Dia 27

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Regente: Juliano Suzuki.
No programa, aberturas das óperas A força do destino, de Giuseppe Verdi, e Romeu e Julieta, de Tchaikovsky. Na segunda parte, serão executadas as obras Capricho espanhol, de Rimski Korsakov, e Bolero, de Maurice Ravel.
/ Dia 27, 11h

DANÇA

Dia 25

CRENDICES...QUEM DISSE?
Cia. de Danças de Diadema. Trilha sonora: grupo Pedra Branca.
Tendo com eixo central de pesquisa trecho do romance A pedra o reino, de Ariano Suassuna, a Cia. aborda, neste trabalho, as crendices populares que habitam o dia-a-dia do povo brasileiro. A pesquisa de movimentação, apoiada nos gestos e símbolos da dança afro-brasileira, e em referências religiosas como candomblé e umbanda, é mesclada com a dança contemporânea. O acompanhamento musical mistura instrumentos étnicos e timbres eletrônicos.

/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Centro. Telefone: 3334-0001 (ramal 2006). De 25 a 27. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).

KAGURA
Além de integrar o aniversário da cidade, o evento faz parte também das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a ser completado em junho próximo.

Kagura é um ritual que invoca a paz, a prosperidade e a harmonia. A palavra significa “santuário de Deus”. Diz a lenda, que o povo orava diante do santuário e participava de atividades com música e dança. Essa celebração tem oito séculos de história e o destaque são as ornamentações alegres e coloridas, com tecido de seda costurado em fios dourados e prateados.

As apresentações acontecerão dias 25, às 15h30 e às 17h30, no espaço Flávio Império (foyer); e 27, às 15h, na Sala Jardel Filho (para essa última, é necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência).
Dia 25, às 15h30 (a confirmar), será aberta também exposição de indumentárias japonesas, no espaço Flávio Império (foyer). A mostra permanecerá em cartaz até dia 27, das 10h às 21h.
Dia 27, às 10h, haverá oficina sobre o ritual (é necessário fazer inscrição).

/ Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000. Paraíso. Telefone 3383-3402. Grátis

TEATRO DE DANÇA
Aula-baile em comemoração ao aniversário de São Paulo
Apresentação de coreografias de Dança de Salão, seguida de aula aberta ao público. Ao final será realizado um “mini-balie”.

15h: Início da comemoração com apresentação dos Profs. Luciana Mayumi e Ítalo Rodrigues
15h10: Apresentação de Bolero
15h15: Apresentação de Milonga
15h20: Apresentação de Milonga/Chorinho
15h25: Apresentação de Forró
15h30: Apresentação de Samba de Gafieira
15h35: Aula aberta ao público – Forró
16h: Aula aberta ao público – Milonga
16h30: Aula aberta ao público – Bolero
17h: Aula aberta ao público – Samba de Gafieira
17h30: Prática dos ritmos aprendidos/ Mini Baile

Teatro de Dança
Aula-Baile
Retirar o ingresso com uma hora de antecedência da bilheteria - Entrada franca
Avenida Ipiranga, 344 - Edifício Itália, Subsolo
(11) 2189-2557

Dia 26

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO MUNICIPAL
/ Teatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Centro. Telefone 3222-8698. Grátis (retirar ingresso com duas horas de antecedência).

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO E CORPO DE BAILE JOVEM DA ESCOLA MUNICIPAL DE BAILADO
No programa: Onde está o norte?, de Mário Nascimento, com o Balé da Cidade; e Fragmentos de um poema urbano, de Sandra Gomes, com o Corpo de Baile Jovem.
/ Dia 26, 17h

Links relacionados:
O cinema feito em São Paulo
Cine Olido exibe filmes ambientados em São Paulo
Jovem dedica poesia aos personagens de São Paulo
Casa das rosas tem programação voltada à literatura
Aniversário de São Paulo marca início de exposições
Parceria promete aquecer baladas da cidade
No dia 25, Bicicletada vai reivindicar estacionamento para as “magrelas”