HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


26/10/2007

Educação estadual cria 'Caça- Talentos'
para superdotados

O Estado de São Paulo agora conta com 270 professores capacitados para identificar e encaminhar estudo de alunos superdotados. A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar a formação desta turma, chamada de Caça-Talentos, com supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e professores coordenadores, que agora passarão a toda rede os conhecimentos.

Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretende identificar alunos superdotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos. Até então os alunos superdotados da rede estadual de educação eram identificados pelo "feeling" dos professores.

"Superdotado não é aquele aluno que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula", afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão responsável pela capacitação dos professores.

O processo da Secretaria teve início em 2005, quando dois membros foram treinados por consultores da Unesco, em Brasília. Aprenderam como identificar os superdotados. Os últimos números da Secretaria apontam para 79 casos na rede, número que pode crescer a partir de agora.

"A idéia é aproveitar o aluno superdotado para servir de exemplo aos colegas. Suas qualidades são potencializadas e servem para a turma crescer", diz Maria Elisabete da Costa.


As informações são da assessoria da Secretaria de Estado da Educação.