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26/10/2007

Alunos com altas habilidades dizem que o ensino
da rede pública precisa melhorar

Erika Vieira


Em uma pequena amostragem feita com 20 alunos classificados como jovens com altas habilidades pelo Ismart (Instituto Social Maria Telles – programa de incentivo a talentos de baixa renda), o Site GD – Jornalismo Comunitário levantou alguns problemas existentes na rede pública de ensino. Problemas que, segundo eles, não contribui para o desenvolvimento de suas capacidades.

Os participantes cursam a sétima serie em escolas públicas durante o período da manhã, e na parte da tarde recebem aulas-extras, viabilizadas pelo Ismart, para que ao fim do ensino fundamental possam prestar vestibulinho para conseguirem bolsa de estudo em instituições particulares de ensino médio.

Quando perguntado se gostam de estudar na escola pública, 13 responderam que sim. Mas, apenas um acha o ensino da rede pública bom, os outros 19 disseram que precisa melhorar.

Violência em sala de aula, falta de professor, professores descomprometidos com o conteúdo, bagunça por parte dos alunos e sala muito cheia foram apontados como fatores que dificulta o aprendizado nas escolas públicas.

Todos gostariam que as escolas tivessem mais livros para consulta, pedem aulas mais interativas, querem mais laboratórios, sala de informática e acham os espaços da escola deveria ser melhor aproveitados (queixam de laboratórios trancados). Por fim, o que mais desejam é que os professores incentivem mais os alunos.

Respostas muito semelhantes aparece em uma outra pesquisa realizada pelo próprio Ismart com 100 alunos. Veja a pesquisa na íntegra.