museu virtual
01/10/2007

Portal tem conteúdo multimídia sobre centro da cidade

Heitor Augusto


Um portal em que alunos de escolas públicas postariam fotos, vídeos e textos sobre o centro de São Paulo. Ex-moradores de rua seriam os monitores nos passeios dos estudantes. Qualquer membro do projeto Museu Virtual do Centro de São Paulo postaria conteúdo: o jovem tiraria uma foto de um ponto histórico e poderia, por exemplo, colocá-lo no portal usando o computador de um telecentro público.

A idéia é de Judith Zuquim, historiadora. A execução fica por conta de Robson Leandro da Silva, um paulistano de 33 anos apaixonado pela cidade. O Museu Virtual do Centro de São Paulo aproveitou o edital da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura) e, agora, parte para captação de recursos.

Robson acredita que se os estudantes conhecerem mais São Paulo a cidade estará mais protegida de depredação. “Se a gente tiver visitas de escolas municipais levando alunos para conhecer o centro, fotografando e filmando, vai ser criada massa crítica”, afirma. “A apropriação dos espaços ajuda a conservá-los, preservá-los”, complementa.

Na segunda fase de estruturação do museu virutal, há a idéia de incorporar ex-moradores de rua selecionados pela prefeitura para monitorar os estudantes nas visitas. “Conversei com vários deles. Conhecem muito a cidade, têm várias histórias”, conta Ricardo.

Meu Lugar: São Paulo
Robson foi o idealizador, em 2005, do curso Meu Lugar: São Paulo, que resultou em um blog. As aulas foram realizadas no Infocentro de Itaquera, local de acesso gratuito à internet, integrante do projeto Acessa SP, do governo do Estado. Ao final de cada módulo, os alunos faziam um passeio temático.

“Não há muitas referências sobre a cidade, é muito confuso. Não há uma linha do tempo, apenas fragmentos. Não há muita gente que se dedica ao tema”, avalia Robson. Ele reclama que durante a pesquisa teve de juntar os pedaços da história de São Paulo e montá-la para dar um sentido aos alunos.

Após mais de um ano, Robson ainda mantém o blog. O prédio da Escola Estadual Técnica Carlos de Campos, no Brás; o prédio da faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco; e o Edifício Irmãos Vitale são alguns dos locais históricos de São Paulo que foram alvo de pesquisa do blog.


Links relacionados:
Paulistano monta curso sobre a história da cidade

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
27/09/2007
Carroça vira biblioteca itinerante
27/09/2007
Teatro Fábrica pode encerrar funcionamento
26/09/2007 Balé às escuras
26/09/2007
Pesquisas mostram que projetos musicais ajudam no rendimento escolar
25/09/2007 Associação de bairro lança cartilha para educar moradores
24/09/2007
Bicicleta promete revolucionar transporte público em Paris
24/09/2007
Comunidade Criativa quer lançar eventos culturais para jovens
24/09/2007
Percepção de moradores de Santa Etelvina não reflete dados da prefeitura
21/09/2007
Virada da inclusão
20/09/2007
Primavera dos museus celebra a chegada da estação
Mais matérias