mão-de-obra
02/05/2008

Emissão de alvará poderá ser feita pela internet

Prefeitura de SP promete dar licença a pequena empresa em 15 min; prazo hoje chega a 1 ano

Inicialmente, a medida permitirá a regularização apenas de atividades consideradas de baixo risco, como cabeleireiros e bares


A Prefeitura de São Paulo promete emitir alvarás de funcionamento para pequenas empresas em até 15 minutos pela internet. Hoje, segundo a própria prefeitura, tirar um alvará pode levar até um ano.

Um decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), publicado ontem no "Diário Oficial" da Cidade, criou o sistema de licenciamento eletrônico, que será implantado, ainda em caráter experimental, a partir de segunda-feira na Subprefeitura de Santo Amaro.
Hoje, para pedir a licença, é preciso entregar uma série de documentos, como cópias da legalização do imóvel e do carnê de IPTU, nas subprefeituras e em outros órgãos municipais.

A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) estima que cerca de 1 milhão de empresas na cidade não têm alvará. De acordo com a associação, em 80% a 90% dos casos o problema é relacionado a irregularidades do imóvel, que continuarão a ser empecilho para a emissão da licença.

De acordo com a Secretaria de Desburocratização, as empresas que não conseguem o licenciamento hoje, por falta de documentos ou por outras irregularidades como problemas com o zoneamento, seguirão sem o alvará.

Também sofrerão restrições contribuintes que estiverem em débito com impostos e taxas municipais.

Inicialmente, a medida permitirá a regularização apenas de atividades de baixo risco -como cabeleireiros, bares e lojas-, que não precisem de laudos do Corpo de Bombeiros ou responsáveis técnicos e que estejam instaladas em imóveis de até 150 m2.

Essas atividades correspondem, segundo estatísticas da Secretaria de Desburocratização, a 70% das licenças de funcionamento emitidas atualmente na cidade.

Depois de implantada na Subprefeitura de Santo Amaro, a medida será ampliada para outras regiões da cidade. Por enquanto, não há prazo definido para que isso ocorra.

Preenchimento on-line
O interessado não precisará enviar documentos à prefeitura. Todos os dados serão preenchidos pela internet e, ao final do processo, que não deve levar mais de 15 minutos, a licença será emitida e o contribuinte poderá imprimir o seu alvará de funcionamento.

Antes, porém, terá de regularizar o imóvel e se inscrever no CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários). Esses processos continuam tendo de ser feitos pessoalmente.

A prefeitura afirma que o processo é seguro, mas diz que a fiscalização será reforçada para verificar a veracidade das informações prestadas.

O processo será acelerado, de acordo com a prefeitura, porque técnicos municipais passaram os dois últimos anos adaptando os bancos de dados das diversas secretarias e subprefeituras para esse trabalho.

Regularização
Hoje, as subprefeituras chegam a levar até três meses para informar ao contribuinte que ele tem alguma pendência financeira com o município ou que o imóvel em que está precisa ser regularizado. Isso será feito on-line, pela internet, afirma o governo.
Kassab estuda desvincular a licença de funcionamento da regularidade do imóvel. Isso, porém, depende de autorização da Câmara Municipal.

Com isso, se um imóvel tiver sido construído em desacordo com o projeto aprovado, por exemplo, o alvará de funcionamento poderá ser emitido.

A medida, que significaria uma anistia a até 1 milhão de empresas da cidade em pleno ano eleitoral, já está em processo de votação na Câmara.

Evandro Spinelli
Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
30/04/2008 Mercado paulistano procura profissionais para trabalhar à noite
30/04/2008 Tratamento se especializa na saúde do trabalhador
29/04/2008
 Cursinho delivery
29/04/2008 Cursos técnicos aproveitam a vocação de Indaiatuba
29/04/2008 Butantã se une para aprovar lei de construção de parque
26/04/2008
Re-tropicália na Virada Cultural
25/04/2008
Livro infanto-juvenil em bibliotecas é quase zero
23/04/2008
Ong dá curso de meditação para presas
23/04/2008
Hotéis oferecem desconto durante a Virada Cultural
Mais matérias