HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

premiação
03 /01/2007
Educação brasileira ganha destaque em 10 municípios

da Redação


O ano de 2006 foi satisfatório na área da educação para 260 municípios brasileiros, pois conseguiram desenvolver o Plano Nacional de Educação (PNE) de maneira inovadora e criativa. Entre esses, dez se destacaram recebendo o Prêmio Inovação em Gestão Educacional.

Melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades sociais e regionais visando o acesso e permanência do aluno na escola, e a democratização da gestão do ensino público são os fatores levados em consideração pelo Laboratório de Experiências Inovadoras do Ministério da Educação (MEC).

As dez cidades que alcançaram essas metas apresentando alternativas novas e eficazes, receberam R$50 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os secretários municipais de educação também participarão de um programa de capacitação desenvolvido pelo MEC. Estes municípios são: Amparo (SP), Curvelândia (MT), Igrejinha (RS), Joinvile (SC), Ponta Grossa (PR), Rio Branco (AC), São Gabriel do Oeste (MS), São Mateus (ES), Sobral (CE), Três Passos (RS).

”Que todos que estão sendo reconhecidos pelos seus projetos de gestão possam ajudar o Brasil a constituir um sistema educacional cada vez mais sólido, e que nós possamos reconhecer não somente dez, mas milhares de ações inovadoras que possam ser disseminadas pelo nosso país”, disse o ministro da educação, Fernando Haddad, durante a cerimônia de premiação no mês passado.

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é realizado para tornar pública as novas formas de implantar métodos educacionais. A iniciativa é do MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Veja matérias exclusivas sobre a inovação em algumas cidades:

Nas curvas da educação
Uma roda cheia de inovações melhora a educação de Amparo
Avaliação faz educação melhorar em Igrejinha

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
20/12/2006 Estudantes participam de sinfonia no Ibirapuera
20/12/2006
Rua do livro encerra a programação do ano na Nova Luz
18/12/2006
As novas ruas de São Paulo
18/12/2006
Doenças ligas à obesidade crescem entre os paulistanos
15/12/2006
Brasil é pior que Iraque, acredita professor
15/12/2006
Rua do triunfo exibe filmes nacionais gratuitamente
15/12/2006
Tráfico de drogas é trabalho, diz pesquisadora
12/12/2006
Kassab integra escola, saúde e esporte em SP
12/12/2006 Universitários simulam assembléia da ONU em SP
12/12/2006
Diretora recebe prêmio por transformar escola