Reconhecimento
03/12/08

12 projetos disputam prêmio do Urban Age

Preocupação social é a principal marca dos finalistas, que disputam US$ 100 mil

Vencedor será conhecido hoje na abertura do evento internacional sobre urbanismo que, nesta edição, tem São Paulo como tema

Preocupação social é o eixo em torno do qual giram os 12 projetos finalistas do Deutsche Bank Urban Age Award, prêmio de US$ 100 mil patrocinado pelo banco alemão e que será concedido hoje à noite, no Palácio dos Bandeirantes.
A premiação abre a programação do Urban Age, conferência internacional sobre urbanismo que acontece em São Paulo até sexta e que tem a própria capital paulista como tema. Organizado pela Alfred Herrhausen Society, ligada ao banco, o prêmio selecionou, entre 133 inscritos, 12 projetos desenvolvidos na região metropolitana de São Paulo.

"Mais do que o número de inscrições, chamou atenção a qualidade dos projetos, o que oferece uma amostragem que estimula novas parcerias e faz um recorte de planejamento urbano", afirma Marcos Rosa, arquiteto, urbanista e organizador do prêmio.

Segundo ele, há projetos que identificam espaços mal utilizados e propõem uma nova organização, que oferecem atividades culturais ou que lidam com problemas urbanos de pouca visibilidade.

Cortiço
Um exemplo é o edifício União, que aborda os cortiços. "As favelas sempre foram mais discutidas e têm um apelo visual muito maior", diz Rosa. No projeto, alunos da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), da USP, moraram em um cortiço da rua Solon, no Bom Retiro, para compreender seu funcionamento e transformá-lo em pequenas residências.

Já a cooperativa de reciclagem Nova Esperança (zona leste) enfocou o problema do lixo, criando uma forma de acabar com o acúmulo de sujeira e de gerar renda para a comunidade.

"Podemos dizer que há atuação sob o ponto de vista da segurança e da transformação do espaço público, sobretudo das áreas periféricas", afirma o arquiteto Fernando de Mello Franco, membro do júri.
Além dele, integram a mesa a cineasta Tata Amaral, o ex-jogador e diretor da fundação Gol de Letra, Raí, e a curadora de arte Lisette Lagnado. Richard Burdett, da LSE (London School of Economics) e diretor do Urban Age, preside o júri.

Cinema
Entre os projetos que revigoram espaços abandonados está o itinerante Kinoforum, que exibe filmes brasileiros ao ar livre e organiza oficinas de vídeos. Já o Praças da Paz revitaliza a periferia e propõe debates para diminuir a criminalidade.

Entre os que apostam nas atividades culturais, estão o Instituto Acaia, que atende a população de favelas do entorno do Ceagesp, a Associação Cidade Escola Aprendiz, voltada à educação, e Projeto Nós do Centro, que cria incubadoras.

"O prêmio apontou novas áreas em potencial para o desenvolvimento urbano, um espaço para a coexistência com grupos sociais diversos. E espaço com qualidade é algo raro em São Paulo", diz Rosa.

Mariana Barros
Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
28/11/2008
Veja exemplos de constantes aprendizados
14/11/2008
Práticas que estimulam o interesse pela educação
07/11/2008
São Paulo vai ter biblioteca de ciências
01/11/2008
Experiências educacionais que envolvem universitários e comunidade
24/10/2008 Veja as fotos do cemitério
23/10/2008 São Paulo ganha mais bibliotecas móveis
23/10/2008
Jovens de bicicleta contam a dificuldade de pedalar em São Paulo
10/10/2008
Lugar em que se come, se dança e se descansa
10/10/2008
Mostra Sesc de Artes distribui pianos por SP
02/10/2008
Música gera qualidade de vida para pacientes
Mais matérias