MOBILIZAÇÃO
04/07/2007

Especulação sobre fechamento de escola estadual mobiliza mães e alunos

João Batista Jr.


“Estamos organizando uma passeata para as 12h de sexta (6/6) para mostrar que somos contrários ao fechamento da escola.” Quem informa e lidera o movimento é Maria de Fátima Lopes Pereira – conselheira tutelar do município de São Paulo, mãe de dois alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prudente de Morais e organizadora de um abaixo-assinado que pede para que a instituição não tenha seu espaço físico acoplado à Pinacoteca.

Localizada na avenida Tiradentes, 273, a escola teve suas aulas iniciadas em 25 de março de 1895, com 381 matriculados na época.

“Eu não posso informar o nome da pessoa de dentro da Secretaria de Educação que me informou o fato, pois ela me falou na condição de mãe”, diz Maria. Com dois filhos na 5a. série, um deles cadeirante, Maria se diz indignada: “O governo vai distribuir os alunos nas escolas da região? Isso será péssimo; tenho um filho que se transporta com cadeiras de rodas”. A especulação é que o espaço se transforme em garagem para os usuários da Pinacoteca.

De acordo com a Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, a escola Prudente de Morais mantém 1.861estudantes, duas dezenas dos quais fazem parte do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Especulação
“Algumas mães nos têm procurado para obter informações sobre o caso, mas não sabemos de nada. O que sei é que o Estado nos dá atenção e que somos funcionários que podemos estar aqui hoje, mas amanhã no Jabaquara”, conta o vice-diretor da escola, Osmar Gonçalves. “Não temos nenhuma informação oficial sobre o fechamento.”

“Isso não tem fundamento”, diz Thelma Andreoli, supervisora de ensino do governo paulista. “A Prudente de Moraes está implantando novas séries de forma gradativa, quase todos os professores são efetivos e o Estado não teria escolas próximas no centro para acomodar todos os alunos.”

Escola elogiada
Ainda que no site do MEC (Ministério da Educação) não esteja disponível a avaliação da escola no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Maria de Fátima diz que a EEEF Prudente de Morais é uma boa instituição. “A escola é aberta em muitos fins de semana para os alunos e aos sábados acontecem aulas de espanhol pelo programa Escola da Família.” A escola conta com uma quadra esportiva e não tem aula de informática.

Maria de Fátima entregou à diretoria um abaixo-assinado com mais de 2.000 assinaturas pedindo para que a escola não seja fechada.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
03/07/2007
Lei que restringiria carros a estacionarem nas ruas será vetada
03/07/2007
SP terá cursos que atendem as necessidades do centro
03/07/2007
Pais dizem que alunos sofrem exclusão na escola nº 1 do Ideb
03/07/2007
Instituto Butantã inaugura maior laboratório de toxinas do país
03/07/2007
Presidente do Instituto Butantã aponta que alunos não são desafiados
02/07/2007
Graffiteiros retratam histórias de bairros paulistanos
29/06/2007
Arranjos educativos locais
28/06/2007
Bares de São Paulo que venderem bebidas a menores serão lacrados
28/06/2007
Artistas querem tomar conta do primeiro arranha-céu de São Paulo
27/06/2007
Idosos fazem da internet suas plataformas de comunicação
Mais matérias