.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

convênio
04/11/2004
Bolsa Família terá rede nacional de fiscalização

BRASÍLIA - Promotores e procuradores públicos estaduais e federais vão participar da fiscalização do programa Bolsa Família. Será assinado hoje em Natal, no Rio Grande do Norte, convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e os ministérios públicos estaduais e federal.

O convênio visa formar uma rede nacional de fiscalização do programa.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, a idéia é envolver toda a sociedade no trabalho de fiscalização. "Qualquer denúncia será rigorosamente apurada. Nós não vamos admitir nenhum desvio. Por isso, estamos fazendo esse convênio. Contamos também com o apoio da Controladoria Geral da República (CGU), dos conselhos tutelares, comitês gestores do Fome Zero, conselhos de assistência social e estamos, cada vez mais, pedindo a participação da sociedade para que todos se sintam responsáveis, acompanhando e controlando o pagamento do Bolsa Família", afirma.

O ministro reiterou que o programa é uma prioridade do governo. "O Bolsa Família é seguramente o maior programa social do Brasil, que atende cinco milhões de famílias representando mais de 20 milhões de pessoas pobres. É um dinheiro público destinado aos mais pobres. Esse dinheiro é sagrado. Se prefeituras, prefeitos ou agentes públicos que não estejam atentos a suas responsabilidades éticas e legais agirem de má fé, nós vamos punir essas pessoas", enfatiza.

O convênio com os ministérios públicos, de acordo com Patrus Ananias, permitirá aumentar a fiscalização do programa e adotar medidas judiciais para punir os infratores, sejam eles agentes públicos ou particulares.

Ele afirmou que os recursos do Bolsa Família estão chegando aos mais carentes. Segundo Patrus, um programa com a extensão do Bolsa Família, atendendo mais de cinco milhões de famílias e que até o fim do ano vai beneficiar 6,5 milhões, claro que apresenta problemas. Acrescentou, no entanto, que o ministério tem dados que comprovam que os recursos estão chegando aos mais pobres.

O ministro lembrou que as famílias que saírem da linha de pobreza exigida pelo programa devem informar ao governo para que o pagamento seja suspenso. O Bolsa Família é pago às famílias com renda per capita de R$ 50. Quando a família melhora de vida, consegue o emprego, ela tem a obrigação, o dever de informar ao governo para que seja desligada do programa e o dinheiro seja pago a outra que esteja em situação difícil, alerta.

A central de relacionamento do Bolsa Família recebe por dia, em média, 26 mil ligações. A maioria delas é de pessoas com dúvidas sobre o programa e apenas um por cento das chamadas atendidas trata de irregularidades. O número da central de relacionamento é 0800-707-2003.

As informações são da Agência Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03/11/2004 Faculdade cria serviço dermatológico no ABC para pacientes com câncer
03/11/2004 Lula convoca prefeitos eleitos a participarem do Bolsa Família
03/11/2004
Brasil vai exportar programas sociais para Moçambique, Angola e Haiti
03/11/2004
Evasão de alunos preocupa universidade pública
03/11/2004 Lojas repõem emprego com temporários e renda menor
29/10/2004 Avanço maior depende de integração e expansão
29/10/2004 Menor infrator pode ter Justiça alternativa
29/10/2004 Gastos com educação aumentam de 1998 a 2000
29/10/2004 MEC lança programapara capacitar diretores de escolas
29/10/2004 Plano Nacional do Livro pretende aumentar em 50% índice de leitura