arte
06/05/2008

Bonecos japoneses vão invadir as ruas de São Paulo

Keila Baraçal


Quem passar pelas ruas da Liberdade, Parque Ibirapuera, Galeria Olido e outros pontos da cidade poderá se deparar com bonecos japoneses customizados, com quase dois metros de altura. Criados a partir do conceito asiático de brinquedo para adultos - estátuas em branco pintadas por seus donos - eles farão parte do projeto “Japan Parede”. Todos ficarão expostos na capital, a partir de junho, como uma forma de homenagear o centenário da imigração japonesa ao Brasil.

“Eu criei um personagem com os elementos que as pessoas falam sobre o japonês. O boneco tem cara chata e cabelo espichado”, explica o idealizador do projeto, Wilson Iguti. Neto de japoneses, o artista queria dar sua contribuição para as festas comemorativas de seus ancestrais. Para isso, levou o projeto da prefeitura que, de cara, o aceitou.

Para colocar os bonecos na rua, Iguti convidou artistas para customizar as obras. Ao todo, são 10 artistas brasileiros e 10 japoneses. Nomes como Os Gêmeos (grafite) e Yugo Mabe (filho do pintor Manabu Mabe) já estão na listagem do artista. Eles darão um toque especial aos objetos.

As esculturas farão parte da rotina da cidade por um período mínimo de dois meses. “Acho que vai ser um momento importante para São Paulo. As pessoas vão dialogar com os bonecos e tirar fotos também”, explicou Iguti, fazendo uma remissão à sua experiência com o “Cow Parede”.

As obras ficarão expostas também na região da Praça do Patriarca, Pátio do Colégio, Bom Retiro, Sesc Paulista, Gazeta, Sesc Pinheiros, Saúde e São Miguel, entre outros. Há a pretensão – ainda não confirmada – de que elas viajem por outros estados do Brasil.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
06/05/2008
Jovens de bairros periféricos entram na onda do corpo
05/05/2008 Livro convida crianças para um passeio inteligente em São Paulo
05/05/2008 Centro Paula Souza lança novos cursos
05/05/2008 A Rare Shop-and-Stroll Area
02/05/2008
Professor-visitador
02/05/2008 Seguradoras de crédito brigam por profissionais
02/05/2008 Emissão de alvará poderá ser feita pela internet
30/04/2008 Mercado paulistano procura profissionais para trabalhar à noite
30/04/2008 Tratamento se especializa na saúde do trabalhador
29/04/2008
 Cursinho delivery
Mais matérias