HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

campanha
06/12/2006
Jovens conscientizam população a não jogar lixo na rua

Priscila Albino

A Secretaria de Relações do Trabalho da cidade de Guarulhos resolveu inovar para comemorar o aniversário de 446 anos do município. Foi criado um programa (Juventude Cidadã) para conscientizar o cidadão a não jogar lixo na rua. Cerca de 7 mil jovens que integram a iniciativa estão saindo as ruas, todos uniformizados, recolhendo papéis jogados em locais públicos e entregando panfletos educativos à população.

o Juventude Cidadã consiste em cursos de qualificação profissional e de formação cidadã. Os “alunos” têm atividades de segunda à sexta-feira, em dois períodos - manhã e tarde-. Como o número é grande há um revezamento de adolescentes para sair as ruas no trabalho de conscientização. O projeto também prevê ações para empregar 30% dos participantes formados.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a qualificação profissional dada pelo projeto foca nas áreas onde o mercado de trabalho esta necessitado. São dados cursos de elétrica, turismo e hospitalidade, gráfica, metalmecânica, logística em transporte, administração, informática e telemática. O diferencial na formação desses adolescentes é precisamente as ações que ocorrem nas ruas junto à população.” Esses jovens vão contribuir para mudar a cidade. Além de se prepararem para o mercado de trabalho, atuarão durante cinco meses junto a população, influenciando uma mudança de hábitos. Eles estão recolhendo papéis, orientando e incentivando os cidadãos sobre a importância dessa iniciativa, afirma Maria Helena Gonçalves, secretária de Relações do Trabalho da cidade de Guarulhos.

Os jovens receberão uma bolsa – auxílio no total de R$ 600,00 (divididas em 5 meses), vale – transporte, lanche, material escolar e apostilas.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
06/12/2006
Retirada de outdoor em debate
05/12/2006
Curso gratuito para motoboys
05/12/2006
Deputados mirins criam projetos de lei
04/12/2006
Tapumes pintados por jovens deixa contrução mais 'elegante"
01/12/2006
Dia Mundial da Luta Contra a Aids
28/11/2006
Mostra Venezia Cinema Italiano chega a capital com filmes inéditos e gratuitos
28/11/2006
Governo cria portal exclusivo para deficientes
27/11/2006
Alunos se unem para transformarem área privada em parque público
24/11/2006
Mais fácil para estudar: universidade popular abre inscrições para o vestibular em todo o Brasil
23/11/2006 Empresas paulistanas vão receber selo de diversidade cultural