.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

troca de conhecimento
07/04/2005
Cultura africana vai aportar no Brasil

Os livros e músicas brasileiras são bastante divulgados nos países africanos de língua portuguesa, mas a cultura da África ainda é pouco conhecida por aqui, apesar de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe terem um vasto repertório cultural em diversos ramos da arte. Divulgar essas culturas é a missão do projeto Vozes da África, que está trazendo autores africanos de língua portuguesa para visitar o Brasil. O primeiro deles, José Eduardo Agualusa, de Angola, já chegou ao país, onde fica até 20 de abril.

Os autores africanos vão participar de eventos principalmente nas universidades — em especial, nos cursos de Letras. No entanto, devem ser visitados também institutos de estudos da África. “Queremos que a vinda deles passe aos brasileiros um pouco da história de seus países”, explica Déborah Dornellas, coordenadora do projeto. “A literatura, acreditamos, é um meio ideal para isso”, completa.

A iniciativa surgiu com o apoio de Carlos Lopes, nascido em Guiné-Bissau, representante do PNUD e coordenador do sistema das Nações Unidas no Brasil. O departamento de cultura do Itamaraty e o departamento de Letras da Universidade de Brasília também são parceiros.

Agualusa, um dos maiores autores africanos em língua portuguesa, já morou no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Tem cinco romances publicados no Brasil, todos pela Editora Gryphus: Nação Crioula, Estação das Chuvas, Um Estranho em Goa, O Ano em que Zumbi tomou o Rio e O Vendedor de Passados. Durante a sua viagem ao Brasil, ele lançará uma sexta publicação, “Manual Prático de Levitação”, um livro com 20 contos, 17 publicados originalmente em revistas e jornais de Portugal e Angola e três inéditos. As histórias, divididas em três partes, “Angola”, “Brasil” e “Outros Lugares de Errância”, são baseadas em assuntos tão diversos como a guerra em Angola e a paixão por livros. Em 2004, Agualusa visitou a Festa Literária Internacional de Paraty e foi o autor mais vendido do evento.

O escritor está no Rio de Janeiro, onde fica até sexta-feira. Ele deve visitar o Rio de Janeiro e Niterói, onde passará pela Livraria da Travessa, Universidade Candido Mendes, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Castelo Branco e pela Academia Brasileira de Letras. No dia 11, ele parte para Brasília e vai até a UnB lançar um Programa de Estudos em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. No Conjunto Cultural da Caixa Econômica, participará de uma discussão e ao departamento de Letras da UnB. No dia 13, à noite, participa novamente de uma discussão, dessa vez em Belo Horizonte. Por fim, nos dias 19 e 20 de abril ele visita a Universidade de São Paulo e a Livraria da Vila, na capital paulista.

As informações são da PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
07/04/2005
Executivos apresentam ações de compromisso com objetivos do milênio
07/04/2005
Cinema com responsabilidade social
07/04/2005
Estação Digital de Boa Vista começa a funcionar em abril
07/04/2005
Projeto facilita acesso de deficientes a exposições
06/04/2005
Inflação pelo IGP-DI mais que dobra em março e atinge 0,99%
06/04/2005
UNE faz manifestações pela reforma universitária
04/04/2005
Escolas recebem carta para participar de programa de educação ambiental
04/04/2005
Inscrições para o Enem 2005 começam hoje
01/04/2005
MDA seleciona projetos de extensão rural
01/04/2005
País fortalece o papel dos órgãos de defesa dos direitos da infância