cultura

09/05/2007
Hip Hop conscientiza comunidades carentes

João Batista Jr.


Com a briga entre policiais e parte do público durante o show dos Racionais MCs na Virada Cultural, foi colocado em xeque o teor das músicas dos rappers como forma simplista de justificar o incidente. Vale, portanto, lembrar que vários integrantes do movimento hip hop atuam em comunidades carentes, transformando realidades e dando oportunidades aos jovens de encontrar na arte uma forma de expressão.

Um bom exemplo é a Casa do Hip Hop, em Diadema, entidade que atua com jovens carentes em várias frentes. “Trabalhamos com os quatro elementos da cultura hip hop: rap, grafitti, DJ e a dança de rua”, informa a coordenadora Maria Láudia Oliveira. “Atendemos umas 25 pessoas por linguagem em aulas ministradas três vezes por semana”.

Fundado em 1999, o projeto nasceu da procura dos jovens por uma ocupação artística. “Procuramos direcionar os alunos de verdade. Depois de iniciar as atividades, muitos voltam a estudar. Já teve caso de pessoas que partiram para uma faculdade”.

Arte retransmitida
Além disso, os alunos da Casa têm grande probabilidade de se tornarem arte-educadores, como revela MC Levy, coordenador da ONG Zulu Nation Brasil. “Além dos quatro elementos do hip hop, a Zulu também ensina consciência cidadã”. A entidade prepara educadores para ensinar de forma adequada o hip hop para comunidades carentes.

“Eles são oficinandos que se transformam em oficinários, ou seja, arte-educadores. São eles que ministram as aulas. Além do aprendizado, existe uma discussão sobre a cultura que vem das ruas”, afirma Levy, que além de MC também é assessor da prefeitura de Diadema.

A cultura do hip hop transforma as comunidades de forma eficaz. “O trabalho dá entidade cultural para a comunidade e eleva sua estima. Eles começam, então, a fazer ações para a comunidade. São situações de fruição cultural e de afastamento do que é negativo”.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09
/05/2007 Arte Ciência no Palco faz leitura hoje no Masp
04
/05/2007 Cortejo de pernas-de-pau percorrerá o centro
04
/05/2007 Praça Aprendiz concentra atrações na Virada Cultural
04
/05/2007 Morro do Cavalão é exemplo de articulação e redução da violência
03
/05/2007 Rapel no Shopping Light
03
/05/2007 Virada Cultural promete surpresas relâmpago
03
/05/2007 Aula-show é novidade na 3ª Virada Cultural
02
/05/2007 Cinema no cemitério
02
/05/2007 Vila Buarque concentra eventos na Virada Cultural
02
/05/2007 Ivaldo Bertazzo estréia companhia no Anhangabaú
Mais matérias