.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educAÇÃO
09 /06/2005

ProUni deve elevar inscrições no Enem a 3,5 milhões

A julgar pelo número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, a concorrência a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ser acirrada na próxima seleção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) refez sua previsão e espera ter de 3,5 milhões a 4 milhões de inscritos no Enem, cuja nota é obrigatória para quem quer o ProUni.

A previsão divulgada no encerramento das inscrições, em maio, era de 2,8 milhões de estudantes, mas os técnicos do instituto já contam 1,358 milhão na apuração parcial, divulgada nesta semana pelo órgão do MEC. O aumento em relação a 2004 é expressivo: no ano passado o total de inscritos foi de 1.552.316.

O número parcial se refere somente aos alunos que já concluíram o ensino médio e se inscreveram pelos Correios (cerca de 1,3 milhão) e pela internet (58 mil). Ainda faltam ser contados aqueles que estão cursando o 3.º ano, que fizeram inscrições na própria escola, explica Dorivan Ferreira, coordenador do exame.

"E não descartamos a possibilidade de os Correios enviarem dados de mais inscrições", lembra ele, que credita esse fenômeno ao interesse dos estudantes pelo ProUni.

O reflexo desta adesão maciça ao exame ainda terá de ser analisado pelo departamento que cuida do ProUni. Não há dúvida de que a pressão sobre as vagas do programa vai aumentar muito se grande parte destes 3,5 milhões de estudantes pleitear uma bolsa. No ano passado, cerca de 115 mil foram concedidas.


Vagas no ProUni
O ministério não informa se o número de vagas do ProUni vai aumentar e em que medida. É assunto sobre o qual somente o ministro Tarso Genro deve falar, nos próximos dias, ao anunciar os dados da próxima edição do programa. Comenta-se, entretanto, que um aumento de bolsas depende basicamente da abertura de novos cursos, já que a adesão das universidades e faculdades está quase em 100%.

Além disso, deve haver uma pequena redução na oferta de vagas pelas instituições, pois a MP que criou o ProUni passou no Congresso com uma alteração: as faculdades e universidades particulares podem destinar 8,5% das suas vagas aos bolsistas, e não mais 10% como na primeira edição do programa, em 2004.

Por outro lado, funcionários do MEC levam em conta o fato de milhares de estudantes não conseguirem nota mínima no Enem, o que os colocaria fora da disputa por uma bolsa do ProUni. E, se depender do coordenador do exame, o grau de dificuldade das questões continuará o mesmo."Não vamos mudar, a metodologia continua a mesma, privilegiando a interpretação e o raciocínio", afirma Ferreira.

Nota média
Se o exame marcado para o dia 28 de agosto terá o mesmo grau de dificuldade dos anteriores, a nota média dos participantes tenderá a cair bastante, lembra Renato Pedrosa, coordenador-adjunto do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não porque o Enem seja difícil, mas porque "milhares de jovens menos preparados vão fazer a prova", explica ele, prevendo um universo maior de notas baixas puxando a média.

Isso não muda nada para os candidatos à Unicamp, onde a nota individual no Enem tem peso de até 20% sobre a pontuação e contribui para muitos passarem para a segunda fase do vestibular. Mas pode fazer uma enorme diferença se a nota média do exame for adotada como nota de corte em algum processo seletivo.

De qualquer forma, os organizadores do vestibular estão à espera dos próximos movimentos do MEC quanto ao Enem para saber se precisarão fazer adaptações no uso da nota. No Inep, Ferreira responde que espera não ver uma queda abrupta da nota média e diz que qualquer mudança só virá depois do próximo exame.

"Estamos pensando nisso sem medo e vamos estudar, depois da prova, como ficou a média, se ela tem a ver com a prova ou com o perfil dos candidatos, entre outros aspectos", afirmou o coordenador do Enem.

DAVID MOISÉS
da Agência Estado

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
08/06/2005 Serra usa verba do CEU para publicidade
07/06/2005 'Colchão social' exclui maioria no Brasil
03/06/2005 Livro aborda questões ambientais que vêm desde o descobrimento do Brasil
02/06/2005 USP amplia vagas e cria curso de design
02/06/2005 Ação treina professores para divulgar ODM
02/06/2005 Profissional diferenciado é a proposta do curso de Educação Comunitária
02/06/2005 Primeiro Emprego não decolou, admite ministro
02/06/2005 Câmara quebra patente de remédio anti-Aids
02/06/2005 "Radar Social" do Ipea diz que Brasil tem 53,9 mi de pobres