sala de aula
09/06/2008

Professora abole lousa e planta árvores com os alunos

Keila Baraçal

“Preciso fazer alguma coisa para melhorar o mundo.” O exemplo de atividades para o seqüestro de carbono (CO2) é tido como “fácil” pela professora de geografia Wilma Helena Francisco Penna Sallovitz, 57. Há cinco anos ela leva para os alunos da Emef Esmeralda Salles Pereira Ramos o assunto de aquecimento global, por acreditar que seja um tema importante a ser debatido. E este plano de aula deu tão certo que, no ano passado, seus alunos plantaram em um terreno perto da escola - no Jardim Tremembé, zona norte da capital - 80 mudas de árvores.

“A idéia foi muito simples. Agora, pretendemos plantar outras 400 mudas”, anima-se a educadora, já fazendo projeção ao trabalho dos alunos para este ano. Wilma conta que há, pelo menos, vinte anos aboliu o uso da lousa em suas aulas. Para isso, teve que encontrar novas alternativas de ensinar os conceitos de geografia. “Vivo comprando filmes. Faço deles meu material de apoio”, conta.

E foi por esta iniciativa que, há pelo menos cinco anos, Wilma trabalha com o filme: “O clima e o homem até 2050”. O material da professora aborda didaticamente questões ligadas ao planeta. Foi através do filme que, segundo a professora, os estudantes aumentaram seus conhecimentos. Então, o próximo passou foi colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. “Vamos seqüestrar o gás carbônico”, pensou ela.

Através do site www.carbononeutro.com.br, conseguiu técnicas simples de se melhorar o ar. O material – que estava em inglês (hoje o site já se encontra em português) – foi traduzido pela professora da língua. As fórmulas – adaptadas à realidade dos Estados Unidos – foram transformadas para a metodologia brasileira. E com isso, foram plantadas unidades de araucária, ipê, sibipiruna, entre outras.

Como a professora se sente? “Missão cumprida. Sei que na área da educação as coisas demoram a dar resultadas, mas com quase trinta anos de carreira, eu sei que eles aparecem”, garante.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/06/2008
Estudante sente baixo prestígio do magistério
06/06/2008
Carona entra na sala de aula e no mundo corporativo
04/06/2008
Soninha assina documento e se compromete a ficar até o fim do mandato, caso seja eleita
04/06/2008
Alckmin assina documento e garante que, se eleito, fica até fim do mandato
03/06/2008
Praças municipais ganharão zeladores no próximo semestre
30/05/2008
Talentos da moda são estimulados na Casa dos Criadores
30/05/2008
Jovens podem gravar música e vídeo de graça
29/05/2008
Ipiranga ganha biblioteca especializada em cinema
29/05/2008
Soninha se compromete a não deixar a Prefeitura de São Paulo
28/05/2008
Universitários do Rio apostam no sucesso da indústria criativa
Mais matérias