educação
09/11/2007

Escolas de SP darão aulas de reforço

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo decidiu destinar os primeiros 45 dias do ano letivo exclusivamente ao reforço em língua portuguesa e matemática. A medida vale para os estudantes da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, sendo implantada em 2008.

Segundo a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a intenção é melhorar o conhecimento dos alunos em duas disciplinas consideradas básicas para o aprendizado de qualquer outro tema.

Na prática, professores de todas matérias terão de enfocar as duas disciplinas nos primeiros dias de ensino. A pasta cita, como exemplo, uma aula de história na qual textos históricos serão utilizados na interpretação de texto. Segundo a gestão Serra (PSDB), o conteúdo das demais disciplinas será recuperado ao longo do ano.

"O primeiro bimestre já era mais voltado para uma retomada do ano anterior. A mudança é que essa retomada será focada em língua portuguesa e matemática", disse Maria Inês Fini, assessora para avaliação e currículo da secretaria.
Os alunos com maior dificuldade terão ainda atividades fora do horário de aula.
"Reforço de 45 dias não vai resolver o problema. As condições de trabalho continuarão péssimas", disse o presidente da Apeoesp (sindicato dos professores), Carlos Ramiro.

As mudanças ocorreram porque os alunos da rede estadual apresentaram dificuldades nas duas disciplinas. Reportagem da Folha publicada em outubro mostrou que 43% dos alunos se formam no ensino médio com conhecimentos, em língua portuguesa, de 8ª série.

Segundo a secretaria, o reforço integra uma reorganização de currículo. A idéia é deixar claro os conteúdos que os alunos deverão aprender em cada série. "Hoje, há apenas diretrizes e parâmetros", disse Fini.

O governo informou também que os alunos do 3º ano do ensino médio poderão optar por cursos técnicos (administração ou gestão de pequenos negócios) ou por preparação para o vestibular. Parte da grade será utilizada para a atividade escolhida e o conteúdo do ensino médio será condensado nos dois primeiros anos.

Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/11/2007 Falta técnica
07/11/2007 Seminário discute como elevar a criatividade da moda nacional
07/11/2007
Primeiro programa americano de reembolso escolar para todos os alunos
06/11/2007
Restaurantes e bares procuram profissional que tenha habilidade com as mãos
05/11/2007 Projeto prevê que motoboy use colete com o número da placa da moto
02/11/2007 Emprego em São Paulo
01/11/2007
“Acabo de me formar na www.africanvirtualuniversity.org”
01/11/2007 CPTM deixa livros nos vagões dos trens
30/10/2007 Grife quer refletir realidade dos jovens de Campo Limpo
30/10/2007
Professor em SP se aposenta antes do que em país desenvolvido
Mais matérias