urbanização
09/11/2007

Bienal de Arquitetura mostra benefícios da lei
Cidade Limpa

Evento pretende incentivar a medida em outras cidades


João Batista Jr.

As mudanças na paisagem paulistana trazida pela lei Cidade Limpa não vão passar em branco na 7ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que a partir deste sábado, 10, até 16 de dezembro, vai mostrar mais de mil projetos e 300 maquetes. Serão exibidos 14 painéis de fotos que mostram alguns pontos da cidade transformados com as retirada dos outdoors, letreiros, faixas e banners.

Fotos de pontos que antes estavam com excesso de publicidade serão comparadas com as novas, tiradas após a implantação da lei. “Vamos retratar a melhoria das condições de vida dos paulistanos”, diz Ronaldo Rezende, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea), entidade que, em parceria com a administração municipal, elaborou a exposição.

As fotos serão as mesmas exibidas no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, na semana da votação do projeto de lei aprovado em 26 de setembro de 2006, e que entrou em vigor em 1º janeiro de 2007. “Acho que as imagens ajudaram a convencer os vereadores a votar a favor da idéia”, acredita Rezende.

“Na época pegamos fotos das antigas áreas problemáticas, como a avenida Nove de Julho, e removemos pelo computador tudo que poluía para que os vereadores percebessem como a mudança seria drástica”. E foi. Tanto que colaborou para o aumento da provação do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que registrou 27% de “bom” e “ótimo” entre os paulistanos, segundo pesquisa Datafolha realizada em agosto – a mesma que apontou que 63% da população apóia a lei que restringe outdoors e propaganda nas fachadas.

Sem mais photoshop

Para a Bienal de Arquitetura não foi preciso fazer outras fotos. “Tudo ficou exatamente igual ao que tínhamos montado no computador para exposição do ano passado. Agora a cidade está limpa de verdade.” Remontar os mesmos painéis na Bienal de Arquitetura serve para expandir a iniciativa para outras capitais.

Kassab se encontrou em setembro com César Maia (DEM), prefeito do Rio de Janeiro, para explicar como fundamentou o projeto Cidade Limpa. “No Rio o problema da poluição visual é maior, mas certamente Porto Alegre e Curitiba vão trabalhar em cima disso também”, aposta Rezende, afirmando que a AsBEA deve apoiar as futuras iniciativas. “Com as fotos, os prefeitos das outras cidades vão ver como São Paulo ficou bonita. Eu, por exemplo, ando pela Nove de Julho e me sinto em outra cidade”. Ou na nova São Paulo, que surgiu a partir de 1º de janeiro deste ano.

Fotos:

Início da avenida Rebouças antes
Início da avenida Rebouças depois

Serviço:
7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
De 10 de novembro a 16 de dezembro de 2007
De terça a quinta-feira, das 12h às 22h
Sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h
Entrada: R$ 12. Crianças até 6 anos não pagam.
Onde: Prédio da Bienal de São Paulo
Avenida Pedro Álvares Cabral s/n°
Parque Ibirapuera, portão 3

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/11/2007
Escolas de SP darão aulas de reforço
09/11/2007 Falta técnica
07/11/2007 Seminário discute como elevar a criatividade da moda nacional
07/11/2007
Primeiro programa americano de reembolso escolar para todos os alunos
06/11/2007
Restaurantes e bares procuram profissional que tenha habilidade com as mãos
05/11/2007 Projeto prevê que motoboy use colete com o número da placa da moto
02/11/2007 Emprego em São Paulo
01/11/2007
“Acabo de me formar na www.africanvirtualuniversity.org”
01/11/2007 CPTM deixa livros nos vagões dos trens
30/10/2007 Grife quer refletir realidade dos jovens de Campo Limpo
Mais matérias