incentivo
09/11/2007

Cota para animação nacional pode gerar empregos

Heitor Augusto


O projeto de lei que determina que pelo menos 10% dos desenhos animados veiculados na televisão sejam produzidos no Brasil pode gerar empregos. Esta é a avaliação de Arnaldo Galvão, animador e ex-presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). “Comprar material de fora impede a geração de mão-de-obra. Quando se contrata uma equipe para produzir um longa metragem, geralmente são empregadas ao menos 40 pessoas, pelo prazo de dois anos”, afirma.

O mercado para animação se concentra na publicidade e o eixo Rio-São Paulo domina a produção nacional. Segundo banco de dados do site Tela Viva, há 67 agências cadastradas. “Não temos uma indústria, no termo formal da palavra. O projeto, aliado com outras coisas, vai ajudar”, afirma o ex-presidente da ABCA.

Um animador pode se formar com cursos de carga horária de 16 horas, que dão uma formação básica para ingressar no mercado de trabalho. Em São Paulo, há pelo menos oito escolas de ensino (veja lista abaixo), além das oficinas esporádicas realizadas por ONGs. “Tem gente que não precisa se formar em cinco anos. Pode trabalhar imediatamente com uma formação mais rápida”, avalia Arnaldo.

Polarização
A favor da cota para desenhos brasileiros estão a Associação Brasileira de Cinema de Animação, o Ministério da Cultura e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. Do lado contrário ao projeto, as televisões. “Impor contas significa intervir na função das TVs privadas de definir a programação segundo o interesse público”, afirmou, em audiência pública na Câmara, o consultor da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), entidade representativa das teles.

Outra reclamação das emissoras é o custo de produção. Importar meia hora de um desenho animado custa, em média, US$ 5 mil. Isso representa 2% do valor para produzir nacionalmente (US$ 300 mil)de uma criação nacional, .

De autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), o projeto está em discussão na Comissão de Ciência e Tecnologia. Se aprovado, no primeiro ano de vigência, prevê que 10% dos desenhos animados veiculados na TV sejam brasileiros. No segundo ano, 20%, e assim sucessivamente, até alcançar 50% no quinto ano de vigência da lei.


Veja lista de cursos de animação em São Paulo

Cursos de curta duração

Senac

Formação em animação 3D, iluminação, texturização e produção 3D para jogos e realidade virtual. Carga horária (em média): 40 horas.

Animação em 3D
3D para Jogos e Realidades Virtuais
Iluminação/Texturização

Melies – Escola de Cinema 3D e Animação

Há cursos em que vão da animação clássica (em 2D) às inovações tecnológicas trazidas pela terceira dimensão. A carga horária é, em média, de 165 horas.

Mais informações

Cadritech Computação Gráfica

O curso de Animação com 3D tem cinco módulos, totalizando 180 horas. Produção de curta em 3D, ferramentas de modelagem, textura e iluminação são alguns dos conteúdos dos três primeiros módulos. No quarto, o foco é animação em 3D (total de 40 horas de aula).

Mais informações

CAD Tecnology

A instituição tem quatro cursos com diferentes cargas horárias. O básico, de Body Paint 3D, é de 12 horas; o completo, Cinema 4D, de 44 horas.

Mais informações


Graduação/Pós-graduação

Universidade Anhembi Morumbi

Duração de dois anos. São trabalhadas as ferramentas em 2 e 3D. Prepara para trabalhar com modelagem, stop-motion e utilizar como plataforma videoclipe, games, entre outras.

Mais informações

USP – Universidade de São Paulo

Duração de quatro anos. Formação completa em cinema (teoria e prática). Engloba os antigos cursos de Rádio e TV e de Cinema.

Mais informações

FAAP

Duração de quatro anos. Formação completa em cinema (teoria e prática).

Mais informações

Senac

Além dos cursos de curta duração, a instituição oferece curso de Computação Gráfica 3D: Modelagem, Animação e Rendering. Duração de 16 meses.

Mais informações


Links relacionados:
Periferia animada
"Vida Maria" mostra contradições entre sonho e realidade no Cine PE
"Oh, my God!"
Anima Mundi

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/11/2007 Ensino médio público terá curso técnico e pré-vestibular
09/11/2007
Bienal de Arquitetura mostra benefícios da lei Cidade Limpa
09/11/2007
Escolas de SP darão aulas de reforço
09/11/2007 Falta técnica
07/11/2007 Seminário discute como elevar a criatividade da moda nacional
07/11/2007
Primeiro programa americano de reembolso escolar para todos os alunos
06/11/2007
Restaurantes e bares procuram profissional que tenha habilidade com as mãos
05/11/2007 Projeto prevê que motoboy use colete com o número da placa da moto
02/11/2007 Emprego em São Paulo
01/11/2007
“Acabo de me formar na www.africanvirtualuniversity.org”
Mais matérias