educação técnica
09/11/2007

Alunos não sabem procurar os cursos que o mercado pede, diz representante do Senai

Erika Vieira

Pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), na última quarta-feira, divulga que falta trabalhador qualificado para 123 mil vagas. Grande parte são empregos que precisam de alunos formados em cursos técnicos. “Os alunos não sabem procurar os cursos que o mercado pede. A sociedade não procura porque não tem informação”, diz o gerente regional do Senai de São Paulo, Ricardo Figueiredo Terra.

Dentre os cursos, oferecidos pelo Senai, que mais atendem a demanda do mercado estão o de técnico em construção civil e tecnólogo de alimentos. “Como 95% dos alimentos são industrializados precisamos de tecnólogo em alimentos”, fala Silva. Porém, na hora da matrícula os alunos continuam optando por áreas tradicionais, como mecatrônica, informática e mecânica. “Para um país crescer precisa de um balanceamento de mão-de-obra.”

Segmentos em crescimento
Formar profissionais especializados em responsabilidade social é a aposta do Senac. “Cresce a procura pessoas que saibam atuar dentro de uma comunidade especifica, que entenda de plano diretor e de projetos sociais”, fala o gerente da área de educação do Senac de São Paulo, Cláudio Luiz de Souza Silva.

Também há o recém criado curso técnico de visagismo, que vai além dos voltados tradicionalmente em estética. Os alunos são formados para entenderem da composição como um todo que existe entre o cabelo, a pele, o rosto e o biótipo da pessoa. ”A formação mais importante é a que o estudante possa se integrar com as pessoas. Não pode ficar só sentado assistindo aulas.”

Agora, o Senac pretende desenvolver ensino profissionalizante nos segmentos de energia, serviços, tv digital e animação.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/11/2007
Ensino médio público terá curso técnico e pré-vestibular
09/11/2007
Bienal de Arquitetura mostra benefícios da lei Cidade Limpa
09/11/2007
Escolas de SP darão aulas de reforço
09/11/2007 Falta técnica
07/11/2007 Seminário discute como elevar a criatividade da moda nacional
07/11/2007
Primeiro programa americano de reembolso escolar para todos os alunos
06/11/2007
Restaurantes e bares procuram profissional que tenha habilidade com as mãos
05/11/2007 Projeto prevê que motoboy use colete com o número da placa da moto
02/11/2007 Emprego em São Paulo
01/11/2007
“Acabo de me formar na www.africanvirtualuniversity.org”
Mais matérias