.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

produções culturais
11/04/2005
ONU vai estimular parcerias na cultura

O Centro Internacional das Indústrias Criativas, um órgão a ser criado pela ONU para fortalecer a inovação e as produções culturais em países em desenvolvimento, terá entre suas funções incentivar parcerias entre o setor público e o privado nessa área. Esse papel será discutido em uma sessão específica no fórum internacional “Rumo ao Centro Internacional das Indústrias Criativas”, que será realizado entre 18 e 20 de abril em Salvador, na Bahia.

“Visto que o Estado e as empresas atuam de forma independente, um sistema de investimento propício não poderá ser alcançado exclusivamente pelas forças do mercado, nem somente pelas firmas ou pelo Estado agindo de maneira independente, mas pelas parcerias envolvendo todos os atores”, afirma o texto de apresentação da sessão “Investindo nas indústrias criativas: parceria público/privado”, marcada para as 16h30 do dia 18.

Essa sessão será coordenada por Zeljka Kozul-Wright, economista e assessora da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), e vai apresentar experiências de investimento privado em indústria criativa e parcerias público-privadas nesse setor, em vários países. Entre os debatedores estarão representantes da África do Sul, Reino Unido, Brasil, Trindade e Tobago, França, Suécia, Jamaica e Canadá.

O centro, ainda sem sede definida, abrange uma indústria poderosa. Segundo a Associação de Propriedade Intelectual dos Estados Unidos, os setores ligados a direito autoral têm um ativo de US$ 360 bilhões e empregam 1,5 milhão de pessoas. “O papel das indústrias criativas evoluiu rapidamente de uma noção relativamente restrita ao patrimônio cultural para o campo mais amplo do sistema internacional de comércio, da regulamentação da propriedade intelectual e da responsabilidade social corporativa. Estas indústrias são o motor da chamada nova economia criativa, correspondendo a aproximadamente 7% do PIB mundial e constituem um importante difusor de expressões culturais”, observa o texto de apresentação do fórum internacional.

Organizado pela UNCTAD, pelo PNUD, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o fórum vai reunir vários especialistas e autoridades — como os ministros Gilberto Gil (Cultura), Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Ricardo Berzoini (Trabalho), Jacques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), o governador da Bahia, Paulo Souto, o prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro, e o coordenador da ONU e representante do PNUD no Brasil, Carlos Lopes.


As informações são do PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
11/04/2005
Enem começa a inscrever alunos do ensino médio
11/04/2005
Brasil tem quase 1 milhão de alunos em assentamentos, diz Inep
08/04/2005
Inflação acelera para 0,67% na primeira prévia de abril, diz FGV
08/04/2005
OMS lança campanha em defesa da saúde materno-infantil
08/04/2005
Acesso à escola cresce; qualidade diminui
08/04/2005
USP promove palestras sobre a terceira idade
08/04/2005
Venda do Bextra também está suspensa no Brasil
07/04/2005
O efeito dos juros altos
07/04/2005
Cultura africana vai aportar no Brasil
07/04/2005
Executivos apresentam ações de compromisso com objetivos do milênio