HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Especial Seminário Cidades Sem Muros
12/12/2006
Bairro-escola ajuda a resolver problemas sociais

Cássia Gisele Ribeiro
especial para o GD


"Um município com mais de 30% da população sem saneamento básico, índices de violência altíssimos - incluindo uma chacina que matou 29 pessoas - e Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) bem abaixo do restante do estado. Assim era conhecida a cidade de Nova Iguaçu (RJ) antes da implementação do modelo de bairro-escola na região", contou a secretária municipal de Educação, Maria Antônia Goulart da Silva, durante o seminário Cidades sem muros: construção de comunidades de aprendizagem.

A secretária esteve no evento para explicar como colocou em prática o programa que se tornou exemplo de política pública no país. "A prioridade era resolver a questão da violência, mas não dava para fazer isso sem trabalhar a educação". Inspirado em ações como a realizada pela Cidade Escola Aprendiz na Vila Madalena, na cidade de São Paulo, o prefeito Lindberg Faria (PT) optou por um modelo próprio de bairro-escola.

Para isso, a prefeitura realizou um mapeamento do perfil das escolas e todos os recursos disponíveis na região. Como a idéia do programa é fazer com que as crianças percorram diferentes espaços de aprendizagem, uma nova preocupação atingiu os envolvidos: como fazer com que essas crianças percorressem esses espaços com segurança? "A solução foi desenvolver um trabalho para sensibilizar toda a população para a causa. Os agentes acabam cuidando das crianças".

A idéia chegou aos agentes do trânsito e motoristas de ônibus, entre outros. As rotas percorridas pelas crianças foram todas muito bem sinalizadas e as calçadas foram desocupadas pelos ambulantes. "Houve um surpreendente empenho dos camelôs, que desocuparam as calçadas sem maiores problemas. Quando o objetivo final é educação, a população reconhece a importância e aceita colaborar", acredita.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriore
12/12/2006
Três pessoas ganham Prêmio Educador InventorTrês pessoas ganham Prêmio Educador Inventor
12/12/2006
Iniciativas transformam a vida de jovens estudantes
12/12/2006
Livro traz experiências de integração escola-comunidade
12/12/2006
Favela de Heliópolis ganha novo projeto educacional
12/12/2006
Kassab integra escola, saúde e esporte em SP
11/12/2006 Conjuntos residenciais aprenderão a reciclar
08/12/2006
Iniciativa pretende formar o torcedor do futuro
07/12/2006 São Paulo vira cidade do Samba
07/12/2006
Cultura embaixo dos pés dos paulistanos
06/12/2006
Vizinho é pra essas coisas