pólo do cinema
14/04/2008

Nasce a Vila Mídia em São Paulo

Erika Vieira
Heitor Augusto



Em breve a Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo, acabará ficando conhecida como a Vila Mídia. Isso porque, o bairro ganhará novos espaços de produção audiovisual, além das já existentes.

Nos últimos anos, produtoras de peso como a Quanta, O2, Ink, Neogama e Villa Boas vêm escolhendo o local por ser uma das poucas regiões da capital que ainda possui grandes áreas disponíveis. A localização perto da Marginal Pinheiros, uma das principais vias de acesso da cidade, também ajuda no transporte dos equipamentos. Outro fator que chamou a atenção dos empresários foi a existência de amplos galpões de fábricas desativadas, o que facilitou a adaptação física das produtoras de cinema. “São Paulo tinha uma carência de estúdios. Onde ter uma área acima de 10 mil m2 quando já estava tudo cheio? Há quatro anos percebi que nesse lado do Ceagesp tinha áreas de baixo custo, porque era uma região abandonada por causa das alagações e das empresas falidas que haviam ali”, conta Marcelo Fujii, gestor operacional da Quanta.

As instalações deram tão certo que a Ink está levando mais oito empresas do grupo para o local. São elas: Margarida Flores e Filmes (produção audiovisual publicitária), Academia de Filmes (produção audiovisual para TV e Cinema), Academia de Cultura (ONG do grupo para projetos culturais), Ipanema (desenvolvimento de obras autorais para Cinema, TV e Literatura), Base7 Projetos Culturais (concepção, planejamento, desenvolvimento e coordenação de projetos culturais), Cia das Licenças (licenciamento de produtos culturais), Ilegal FX (serviços de pós-produção e efeitos), Colméia (desenvolvimento e produção de conteúdos para novas mídias). No total a nova sede ocupará um terreno de 10 mil m2 com 13 mil m2 de área construída.

O bairro também abrigará o novo prédio da Cinemateca e a sede da TV Brasil em São Paulo. “A Vila Leopoldina está caminhando para tornar-se a Vila dos Artistas, com diversas empresas do ramo de cultura, conteúdo e entretenimento instaladas lá. Isso atrai investimentos, não só das próprias empresas em suas instalações, mas também em melhorias para o bairro. Com o aumento da circulação, é inevitável que invista-se também em serviços e em infra-estrutura”, diz Paulo Schmidt, presidente da Ink.

Agora o quadrilátero do audiovisual, como é chamado pelas pessoas que trabalham ali, prepara-se para passar por um plano de reurbanização. Apesar da melhora, a região ainda enfrenta problemas de prostituição, tráfico de drogas e caixarias. “Não basta expulsar as pessoas, temos que fazer um plano de reurbanização”, fala Fujii. Por isso, a Quanta está intermediando o projeto entre a prefeitura e o empresariado local. Se aprovado, a Vila Leopoldina terá novas calçadas, melhor iluminação, mais árvores e galerias pluviais reformadas. Até o muro do Ceagesp está previsto para ficar de cara nova com a pintura de grafites que viraria documentário.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
14/04/2008
Cidades "top" no Enem têm abismo menor entre redes de ensino
13/04/2008
Educomunicação transforma escolas em Niterói
11/04/2008 Um fim de semana para trocar experiências musicais
10/04/2008
Passarela de meretrizes
10/04/2008 Virada à luz de lanternas
09/04/2008
São Paulo ganha Centro de Memória do Circo
07/04/2008
Virada com boteco e samba
07/04/2008
São Paulo fará plano de meta
07/04/2008
Tem cultura cigana na Virada Cultural
04/04/2008
Experiências comunitárias que dão certo na escola
Mais matérias