.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

8 metas do milênio
15/08/2005
Experiência comunitária em favela paulistana passa a representar programa da ONU

Quando o poder público ou a iniciativa privada investe em comunidade, o resultado é um só: experiências positivas. São idéias simples que com o apoio de gente interessada podem, muitas vezes, melhorar uma realidade local. Um exemplo de investimento comunitário acaba de levar uma jovem brasileira residente da Favela de Jaguaré, São Paulo, para Nova York.

Uridéia Andrade da Costa, 19 anos, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar uma da 8 Metas do Milênio: “Incentivar a Formação Profissional de Jovens em Desvantagem Social”. A escolha se deu pelo fato da jovem ter participado do Projeto social do Instituto Lina Galvani e da Congregação de Santa Cruz, o Cozinheiro Cidadão, que utiliza o aprendizado da gastronomia como instrumento de exercício da cidadania e inclusão social, ao profissionalizar jovens para a profissão. As outras sete metas serão representadas por jovens escolhidos pela Organização do mundo todo. Uridéia é a única representante latino-americana.

Uma equipe da ONU registrou imagens da realidade em que vivem os oito jovens e escreveram sobre a história de cada um. O material recolhido foi transformado em uma mostra que ficará exposta na sede da ONU de 12 de agosto a 30 de outubro. O objetivo da exposição é que as histórias desses jovens contribuam para relembrar aos líderes mundiais o compromisso de desenvolvimento assumido em 2000.

No dia 12 de agosto ainda (dia Mundial da Juventude), a jovem participou, na sede da ONU, da abertura mundial da campanha “Chasing the Dream: Youth Faces of the Millennium Development Goals” (Buscando o Sonho: As Faces Jovens dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

De volta ao Brasil, Uridéia, formada em gastronomia pelo Instituto Lina Galvani deve iniciar atividades na área que gosta. Está com emprego garantido em um restaurante em São Paulo. É o primeiro passo para conquista de seu sonho: “ter um restaurante e dar emprego a outras pessoas na favela”.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) fazem parte da Declaração do Milênio e representa o resultado de uma série de conferências e cúpulas internacionais iniciadas em 1990. São eles:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

2. Atingir o ensino básico universal

3. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Nesses objetivos estão estabelecidas 18 metas socioeconômicas sobre desenvolvimento, governabilidade, paz, segurança e direitos humanos, que os 191 países membros da ONU se comprometeram a atingir até 2015.

Projeto Cozinheiro Cidadão
Iniciado em 2005, com a primeira turma já formada, o projeto é desenvolvido na favela do Jaguaré em São Paulo e é fruto do interesse comum do Instituto Lina Galvani e da Congregação de Santa Cruz. Nessa comunidade de 12,5 mil habitantes e 8 mil jovens de 16 a 30 anos, o Cozinheiro Cidadão utiliza o aprendizado da gastronomia como instrumento de exercício da cidadania e inclusão social, através da profissionalização desses jovens, tornando-os agentes de mobilização e transformação na comunidade em que vivem.

Além de conceitos teóricos e práticos básicos de gastronomia, o projeto pedagógico do curso dura seis meses e inclui noções de cidadania e meio ambiente. O Instituto disponibiliza também uma bolsa-auxílio para cada aluno nos três primeiros meses de aula e os estabelecimentos parceiros se responsabilizam por este custo durante o estágio realizado nos últimos três meses. O projeto pretende ter inserido 90% dos jovens no mercado da gastronomia após um ano e tem como meta, para 2006, preparar 70 novos profissionais.

Instituto Lina Galvani
Criado em 2001, o Instituto Lina Galvani é uma iniciativa do Grupo Galvani com o propósito de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente. O Instituto, que leva o nome da mãe dos fundadores da empresa, desenvolve e coordena projetos, a partir da realidade de cada localidade, com diretrizes ambientais, inserção de jovens no mercado de trabalho e conscientização do indivíduo, visando sua autonomia e desenvolvimento pleno como cidadão.

A Galvani é um grupo familiar brasileiro e o único de capital totalmente nacional que atua na industrialização integrada de fertilizantes fosfatados. Desenvolve atividades em seis unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.


Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

As informações são da Assessoria de Imprensa do Grupo Galvani.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
12/08/2005 Educadores da Rede Municipal de Ensino participam do Curso Educador Comunitário na USP Leste
10/08/2005 Projeto Incubadora aproxima USP da população de baixa renda
05/08/2005 Atividades/investimento e participações do Escola da Família
05/08/2005 Violência cai 40% com a abertura das escolas nos fins de semana
29/07/2005 Ocas nas ruas urbanas do Brasil
28/07/2005 Falta de verba ameaça museu afro montado no Ibirapuera
22/07/2005 São Paulo abriga escola pública de iniciação artística
22/07/2005 Plantando novas sementes profissionais
23/06/2005 Centros Acadêmicos da USP não apóiam a Escória