HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
17/03/2004
Ministro pede vistoria em contratos do MEC

Uma auditoria pedida à CGU (Corregedoria Geral da União) pelo ministro Tarso Genro (Educação) causou um choque com seu antecessor direto, Cristovam Buarque. A investigação será feita sobre as contratações e processos em andamento de serviços prestados por empresas terceirizadas. Cristovam diz que é "estranho" e "injustificada" a medida.

Segundo a assessoria do Ministério da Educação, Tarso considerou excessivamente elevado o orçamento para uma reforma em seu gabinete, que seria feito por uma empresa terceirizada. A reestruturação da sala custaria R$ 120 mil. Então decidiu enviar um ofício à CGU pedindo uma análise sobre os processos e acordos com esse tipo de empresa.

No ofício, segundo relato do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que diz tê-lo visto, Tarso pede uma investigação de serviços terceirizados contratados na "administração anterior".

A CGU afirmou que a vistoria era justificada pela "entrada de uma nova gestão" e que não havia uma administração específica para ser analisada. O ofício, que chegou ao corregedor-geral, Waldir Pires, no último dia 3, no entanto, também não recomenda a verificação dos contratos e da empresa que faria a reforma. O órgão afirma que regularmente os contratos são verificados.

Cristovam, trocado por Tarso na reforma ministerial de janeiro, diz que se sente diretamente atingido. "Lógico que me sinto atingido. Fiz um ano de governo e não constatei nenhuma irregularidade. Quero que se faça a auditoria, mas não aceitarei que seja feita só na minha administração."

Cristovam afirmou que entrou em contato com Waldir Pires e se colocou à disposição para dar os esclarecimentos necessários. Segundo ele, as companhias terceirizadas são as mesmas que foram utilizadas na gestão do ministro Paulo Renato Souza (governo Fernando Henrique Cardoso). "Não havia problemas com essas empresas", declarou.

Em nota oficial, intitulada "O ministro Tarso Genro repudia a informação de auditoria na gestão de Cristovam Buarque", o ministério afirma que "é equivocada a informação de que o atual ministro da Educação, Tarso Genro, teria solicitado uma auditoria na gestão do ex-ministro Cristovam Buarque". "Na verdade, o ministro solicitou que a Controladoria Geral da União fizesse uma verificação em todos os contratos terceirizados em execução no Ministério da Educação."




As informações são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/03/2004
Violência coloca São Paulo em 4º lugar no ranking nacional da Unesco
16/03/2004
Número de escolas privadas cresceu 135%; o de alunos só aumentou 15%
16/03/2004
Estado lança novos programas de cultura
16/03/2004
SP tenta antecipar uso do gás de Santos
16/03/2004
Na ONU, Brasil defenderá direitos de gays
16/03/2004
Escolas e crédito ‘fácil’ são principais queixas dos consumidores no Sudeste
16/03/2004
Unesco: Rio é o estado mais violento para jovens
16/03/2004
Governo deve liberar R$ 30 milhões para escolas atingidas pelas enchentes
16/03/2004
Lula anuncia hoje pacote de medidas para atender municípios
15/03/2004
Auditoria reprova controle do MEC sobre novos cursos em particulares