HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cidadania
17/03/2004
Secovi entra na campanha para reduzir consumo de água em condomínios

SÃO PAULO - Depois do anúncio do governo do estado de conceder desconto de 20% nas contas para quem economizar 20% de água, agora é o sindicato da habitação (Secovi) que entra na campanha para a redução do consumo na região metropolitana de São Paulo.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) preside nesta quarta-feira a assinatura de termo de cooperação entre a Sabesp e o Secovi, para o desenvolvimento de ações conjuntas com o objetivo de orientar os condomínios a economizarem água. Esse é o grande desafio da campanha, pois as contas em condomínios são conjuntas, um empecilho para que os moradores de edifícios se sintam incentivados a reduzir o consumo.

Entre as ações da cooperação, destacam-se cursos, palestras e cartilhas dirigidas aos síndicos e moradores dos prédios para a implantação do Programa de Uso Racional da Água. Também será criado um grupo de estudos para verificar a viabilidade da adoção da medição individualizada do consumo da água nos condomínios. A conta de água representa em média 13% do valor dos condomínios, despesa que fica atrás apenas da folha de pagamento.

As contas de água emitidas pela Sabesp a partir de segunda-feira já trazem informações sobre a meta de redução de consumo, para que o usuário tenha direito a obter um desconto de 20% no pagamento da próxima fatura, a partir de 15 de abril. O bônus, estabelecido pelo governo do estado para a população da região metropolitana de São Paulo, tem o objetivo de incentivar as pessoas a economizarem água, na tentativa de se evitar um racionamento.

De acordo com a Sabesp, a meta será estabelecida com base na média do consumo registrada entre março e setembro do ano passado, um plano semelhante ao elaborado durante o racionamento de energia elétrica. Para o consumidor conhecer a sua meta, ele deve somar o consumo registrado naqueles seis meses, entre março e setembro de 2003, e dividir por seis (número de meses). Depois, multiplicar o valor obtido por 0,80. O resultado indicará quanto o consumidor terá de economizar para ter direito ao bônus.





Roberto Samora
do Globo Online

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/03/2004
Juro ao consumidor cai para menor patamar desde 95
17/03/2004
Em novembro, MEC vai avaliar alunos de 13 cursos no país
17/03/2004
Ministro pede vistoria em contratos do MEC
17/03/2004
Violência coloca São Paulo em 4º lugar no ranking nacional da Unesco
16/03/2004
Número de escolas privadas cresceu 135%; o de alunos só aumentou 15%
16/03/2004
Estado lança novos programas de cultura
16/03/2004
SP tenta antecipar uso do gás de Santos
16/03/2004
Na ONU, Brasil defenderá direitos de gays
16/03/2004
Escolas e crédito ‘fácil’ são principais queixas dos consumidores no Sudeste
16/03/2004
Unesco: Rio é o estado mais violento para jovens