HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação Integral

17/08/2006

Tentativas para tornar realidade a educação integral

Alan Meguerditchian
especial para o GD


"Um galo sozinho não tece um amanhã". Foi brincando com o verso do poeta João Cabral de Melo Neto que a doutora em filosofia da educação pela Universidade de São Paulo (USP), Terezinha Rios, abordou a educação integral na mesa-redonda Projetos Pedagógicos - A educação integral e os arranjos possíveis, durante o seminário Tecendo Redes para a Educação Integral, que acontece em São Paulo.

Para a educadora, a união é necessária não só para a construção de projetos, mas para torná-los realidade. "Muitos de vocês [educadores] vêm com o desejo de saber uma receita, mas não posso dá-la. É preciso um grande esforço para conseguir levar um projeto ideal para a realidade, fazendo os arranjos possíveis. Isso não está pronto, deve ser inventado e envolvendo todos", explica. Caso isso seja conquistado, o termo educação integral, pleonasmo para a filósofa, deixaria de ser usado, pois a obtenção de conhecimento estaria em todas as atividades. "A educação ou é integral, ou não é educação", acredita.

Neste sentido, a museóloga, Adriana Montara, trouxe sua experiência para a discussão. "Muito se fala sobre levar espetáculos para cidades do interior que não têm teatro ou cinema. Mas isso não é suficiente. É necessário formar platéias, criar a cultura para o uso da cultura". Apesar do diagnóstico, a estudiosa em museus não vê uma solução a curto prazo. "Temos cerca de dois mil museus no Brasil, mas a maioria concentrada nas grandes cidades. É complicado falar o que é preciso fazer, se não existem museus nas cidades", lamenta.

Apesar do pessimismo, Montara citou o exemplo do Museu da Maré, construído pelos próprios moradores da comunidade carioca da Maré e inaugurado em maio de 2006. "As pessoas decidiram por si mesmas preservar e valorizar a história e o patrimônio da comunidade. Alguns especialistas propuseram parcerias, mas eles quiseram continuar sozinhos e conseguiram formar um museu comunitário por excelência".

Por fim, a doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Sandra Corazza, identificou na herança da educação tradicional um elemento sobre o qual deve-se inovar. "Não podemos negar a tradição, mas podemos inovar. Quando vocês [educadores] reclamam que os alunos não dão a devida atenção para aula, vocês se questionam se aquilo que está sendo passado é merecedor de atenção".

Apenas R$ 12

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/08/2006
Educadores discutem o conceito de educação integral
14/08/2006
Seminário debate conceito de educação integral
11/08/2006
Só 29 cursos recebem nota máxima em SP
07/08/2006
Ensino integral estimula a participação dos pais
04/08/2006
Experiências educacionais no Brasil
01/08/2006
Cai o número de aprovados no ensino médio em São Paulo
01/08/2006
Bônus Salarial para os professores em Pernambuco
31/07/2006 Cursos abordam futsal, musculação e até o Carnaval
26/07/2006
Pernambuco terá especialização em educação indígena
21 /07/2006
Quadro de desempenho na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé e Sertãozinho
14/07/2006
Estudantes aprendem a preservar em Campos