CIDADANIA
17/10/2007

Receitas do cinema desvendadas em livro

João Batista Jr


A receita parece ser simples: junte o conhecimento de cinema com a adoração por gastronomia mais uma pitada de humor para compor um livro que revele os pratos mostrados em grandes obras de cinema. O resultado pode ser conferido em “Cinema vai à Mesa”, livro de autoria do crítico Rubens Edwald Filho e da jornalista gastronômica Nilu Lembert.

“O processo de pesquisa foi grande”, conta Rubens. “Muitos filmes têm cenas de jantares, como “O Poderoso Chefão”, que não mostram exatamente a receita”. O período de triagem feito na sala de home theater para assistir aos filmes foi seguido a prazerosas visitas à cozinha. “Toda receita foi provada”, informa o crítico.

O trabalho da dupla consistiu em analisar se as receitas mostradas nos filmes poderiam ser desvendadas. “Vimos mais de 50 obras”, revela Nilu. Os filmes selecionados eram levados para alguns chefs para que elaborassem os pratos. “Já que existe a categoria de Food Films, porque não fazer um livro sobre as receitas?”, questiona a jornalista.

O livro conta 28 obras e suas respectivas receitas, que incluem entrada, prato principal e sobremesa. Apenas um filme brasileiro figura na obra. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” aparece com a receita de moqueca baiana. A personagem central da adaptação da obra de Jorge Amado era uma professora de culinária. O pudim que aparece em "Volver", de Pedro Almodóvar, e o trio de risotos de "A Grande Noite" , de Stanley Tucci e Campbell Scott, também estão presentes do livro.

Cinema e comida
”Vai ser bem interessante”, avalia Nilu sobre o evento organizado pelo restaurante La Casserole. Ao lado de Rubens, a jornalista vai falar sobre os bastidores de cada filme e a história das receitas. Alguns pratos do “Cinema vai à Mesa” serão servidos durante o encontro, que também vai mostrar uma seleção de cada filme presente no livro.

Serviço:
Para saber mais sobre os eventos que vão acontecer nos dias 18, 25 e 31 de outubro clique aqui.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
15/10/2007 Reforma da Praça Roosevelt começa a sair do papel
12/10/2007
Veja dados sobre a saúde do professor
11/10/2007
Na Vila, população com acesso a serviços essenciais é igual a da Suiça
10/10/2007 Biblioteca quer atrair jovens com gibiteca
10/10/2007 26% da cidade de SP tem mais jovens na universidade que a média brasileira
09/10/2007 Mesmo com estimulo, franceses perdem o gosto pela leitura
08/10/2007
Projeto de lei quer Virada Cultural em todo o Estado de SP
05/10/2007
Ensino técnico no Brasil
04/10/2007
Em Paraisópolis, menos de 1% dos jovens está na universidade
Mais matérias