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18/04/2005
TV leva Objetivos do Milênio aos jovens

Entram no ar nesta semana, no Brasil, duas iniciativas de divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em canais de televisão direcionados a crianças e jovens. A primeira é o lançamento da segunda vinheta preparada pela MTV Brasil sobre o assunto. A segunda é uma produção feita pelo canal de televisão a cabo Nickelodeon, de desenhos animados, que estréia em países da África, Ásia, Europa e América Latina.

Em dezembro do ano passado, a MTV já havia estreado o primeiro de seus vídeos, que apresentava de maneira genérica os oito Objetivos do Milênio. Nesta segunda produção, o foco é o primeiro ODM, que trata da redução da pobreza e da fome no mundo até 2015. Outras seis vinhetas ainda devem ser feitas, sobre cada um dos demais Objetivos.

Em 30 segundos, o trabalho produzido pela emissora apresenta aos jovens espectadores alguns dados sobre renda e pobreza no país. “No Brasil, aproximadamente 20 milhões de brasileiros vivem na extrema pobreza e 30% da população é pobre”, é parte da mensagem em áudio da vinheta. Enquanto isso, na tela, outras informações são passadas, como “um milhão de crianças tem déficit de peso”. A mensagem “erradicar a extrema pobreza e a fome deve ser uma meta de todos os brasileiros” encerra a apresentação.

De acordo com o redator-sênior da MTV, Mauro Dahmer, o objetivo da emissora é mostrar aos jovens a importância dos Objetivos do Milênio. “Esse vídeo traz um perfil do problema no Brasil, apresenta os dados, mostra o tamanho da questão. Depois, nós vamos mostrar outros jovens falando o que eles acreditam que precisa ser feito”, explica.

Essa segunda parte se refere a um outro grupo de vinhetas que deve entrar no ar pela emissora, chamadas “MTV Expressa”. Nelas, os jovens que participaram do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em janeiro deste ano, dizem o que acreditam que é necessário ser feito para tornar o mundo um lugar melhor. O foco das questões também são os Objetivos do Milênio. “O público que atendeu o Fórum, em geral, é formado por jovens mais engajados, que costumam pensar nesse tipo de coisa. Através do exemplo deles, queremos estimular o resto da nossa audiência”, diz Dahmer.

Ambas as iniciativas se encaixam dentro do projeto social do canal, o Pacto MTV, que engloba diversas ações, como campanhas pelo uso da camisinha para prevenção do HIV/Aids. Neste ano, em razão da parceria com o PNUD, todas os projetos do Pacto devem estar relacionados, de alguma maneira, com os Objetivos do Milênio.

O Nickelodeon, canal que criou, entre vários personagens infantis, o famoso Bob Esponja, também tem uma estratégia parecida com a da MTV. A emissora, que atinge mais de 280 milhões de famílias em 163 países do mundo, criou a campanha “Nick 2015”, que será transmitida por 23 de seus canais. No total são oito trabalhos de animação de 30 segundos que explicam como cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio afeta a vida das crianças e o que elas podem fazer para melhorar seu futuro.

As informações são do PNUD Brasil.

   
 
 
 

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