mostra
18/10/2007

Cidade de São Paulo é destaque em cinco filmes
da Mostra

Heitor Augusto

A programação da 31ª Mostra Internacional de Cinema, que começa nesta sexta-feira, 19, conta com mais de 400 filmes. Diretores consagrados que farão retrospectiva de sua obra, como Claude Lelouch (“Retratos da Vida”); filmes que serão lançados no evento, como “O Passado”, de Hector Babenco (“Carandiru”); obras polêmicas, como “Redacted” (“Editado”), de Brian De Palma (“Os Intocáveis”), que resgatou imagens da guerra do Iraque.

Para os leitores que gostam de ver a cidade de São Paulo retratada na telona, o Site GD – Jornalismo Comunitário selecionou cinco filmes que têm a cidade como pano de fundo, seja por meio da ficção ou pelo registro documental.

Confira a seleção abaixo:

“Corpo”, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
Artur (Leonardo Medeiros), um médico legista que, de tão acostumado a lidar com mortos, trata os vivos de maneira gélida, encontra um corpo identificado como de uma moça morta há 30 anos, mas outro médico afirma que ela morreu há menos de três dias. A partir daí, desperta de sua monotonia diante da vida e tenta desvendar, acompanhado de sua parceira Lara (Chris Couto), essa história pouco verossímil. O longa foi rodado em São Paulo e há cenas das estações do Metrô Sumaré e Clínicas, além da avenida Paulista e de imagens da FFLCH, na USP.

Leonardo Medeiros, que interpreta Artur, parece estar se especializando em filmes ambientados na cidade de São Paulo. Também protagonizou, com Rodrigo Santoro, “Não Por Acaso”, de Philippe Barcinski. O filme amarra duas histórias que, aparentemente, não estão relacionadas. Utilizando como metáfora o trânsito da cidade, ele mostra que, assim como no trânsito, onde uma batida na avenida Nove de Julho implica lentidão nas redondezas, os acontecimentos na vida de alguns mudam o destino de outros.

Clique aqui para ver os locais de exibição de “Corpo”.

“Jardim Ângela”, de Evaldo Mocarzel
O documentário registra jovens do Jardim Ângela, zona sul, em oficinas de audiovisual da Associação Cultural Kinoforum, organizadora do Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo. Na linha do flashback, o filme começa com a exibição de trechos do vídeo produzido pelos jovens e retorna, cronologicamente, ao processo de produção. Enquanto isso, vidas, histórias, retratos e pessoas são descortinadas. Porém, Mocarzel faz questão de ressaltar que não é um retrato clichê sobre a periferia (grafite e hip hop).

O diretor já comandou outros filmes sobre São Paulo. “À Margem do Concreto”, de 2006, acompanha lideranças de movimentos de sem-teto da cidade. Em 2003, Mocarzel dirigiu o curta-metragem “À Margem da Imagem”, sobre a população de rua (os dois filmes fazem parte de uma tetralogia).

Clique aqui para ver os locais de exibição de “Jardim Ângela".

“O Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Ricelli
“Está tudo escrito... ou a gente pode mudar?”. Esta é a coluna cervical de o “O Signo da Cidade”. Teca (Bruna Lomardi) é astróloga e no seu programa de rádio ouve todo o tipo de história sobre personagens da cidade. A protagonista vive o dilema entre o destino pré-determinado e a intervenção humana sobre ele.

Ricelli é conhecido do grande público por seus papéis em filmes como “Brasília 18%” e “Eles Não Usam Black Tie”. Na direção, estreou com “Stress, Orgasmos e Salvação”, exibido na Mostra de 2005.

Clique aqui para ver os locais de exibição de “O Signo da Cidade”.

“Via Láctea”, de Lina Chamie
A briga entre o casal Heitor (Marco Ricca, de “Crime Delicado”) e Júlia (Alice Braga, de “Cidade Baixa”) serve como ponto de partida para um mergulho profundo na cidade. Heitor não aceita a separação e atravessa toda a São Paulo para chegar à casa de sua namorada. Mas, não consegue ficar indeferente a todas as faces das ruas e espaços. A trilha sonora entra como um componente fundamental, adequado a cada situação: de Mozart a Manu Chao.

A diretora Lina Chamie afirma que a cidade é um dos personagens de “Via Láctea”. O filme foi bem recebido no Festival de Cannes, na França, este ano.

Clique aqui para ver os locais de exibição de “A Via Láctea”.

“Quer Saber?”, de Paulo de Tarso “Disca”
Paulo de Tarso se tornou mais conhecido dos cinéfilos com o curta-metragem “Super Herói Fora de Série”, co-dirigido por Alê McHaddo. Um anônimo apaixonado por HQs resolve intervir na realidade e salvar sua cidade. Por fim, descobre que foi explorado pelo presidente de uma editora que publica Histórias em Quadrinhos e que, na verdade, ele não salvou ninguém e tudo não passou de uma armação na qual ele não passou de vítima.

Agora, o diretor sai do cômico e parte de um acontecimento verídico para desenrolar uma trama ficcional. Duas histórias (esposa traída e um homem que se apaixona por uma prostituta) se conectam em maio de 2006, período de ataques do PCC.

Clique aqui para ver os locais de exibição de “Quer Saber? ”.

Link relacionado:
Mostra de Cinema tem programação gratuita para alunos de 2° grau

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
18/10/2007
Secretário vai a NY trocar informações sobre moradores de rua
17/10/2007
Novas formas para os subúrbios de Paris
17/10/2007
Atletas criam Ong para auxiliar entrada do jovem no mercado de trabalho
17/10/2007
Receitas do cinema desvendadas em livro
15/10/2007 Reforma da Praça Roosevelt começa a sair do papel
12/10/2007
Veja dados sobre a saúde do professor
11/10/2007
Na Vila, população com acesso a serviços essenciais é igual a da Suiça
10/10/2007 Biblioteca quer atrair jovens com gibiteca
10/10/2007 26% da cidade de SP tem mais jovens na universidade que a média brasileira
09/10/2007 Mesmo com estimulo, franceses perdem o gosto pela leitura
Mais matérias