cultura
19/06/2008

São Paulo tem novos museus temáticos

Keila Baraçal

Quem acha que o ditado “Quem vive de passado é museu” está correto, engana-se ao saber que, na rotina dos paulistanos, a atividade está mais atual do que nunca. A pesquisa Datafolha, divulgada recentemente mostra, por exemplo, que mais de 25% dos paulistanos freqüenta os acervos da cidade. O número de visitas ultrapassa municípios como Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro. Entre públicos e privados, a platéia pode se preparar para conhecer novos locais, conforme sua preferência. As mais recentes opções de viagens a um passado – não tão longe da realidade contemporânea – passam pelo Museu do Futebol, do Folclore, da TV, da Criança e do Macarrão. Da lista, todos têm um "quê" de novidade, seja pela inauguração, pela reforma ou pelo projeto em fase de concepção.

Com lançamento previsto para o próximo dia 30 de junho na Casa das Retortas (Brás), o projeto da criação do Museu da TV será concebido para ter um espaço total de mais de 25 mil metros. A idéia é mostrar objetos e documentos ligados ao jornalismo, televisão etc. Quando o prédio ficar pronto – em data ainda não definida – terá também oficinas, seminários e exposições temáticas ligados aos eventos promovidos no espaço.

A partir do segundo semestre deste ano, a garotada também vai se divertir com a chegada de um local dedicado ao tempo da infância. Batizado de “Catavento”, a Secretaria Estadual de Cultura pretende instalar no Palácio das Indústrias um lugar lúdico, com objetos que propiciem a curiosidade e vontade de aprender.

O esporte que é paixão nacional também tem vez. Montado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol também será lançado em agosto. Dividido em três andares, as salas dos museus já estão com nomes definidos. São elas: Sala dos Clubes (para reunir objetos usados pelos torcedores); Pé na Bola (exposição que vai mostrar a evolução da bola); Sala das Torcidas (local que reproduz gritos reais das torcidas) e Sala dos Jogadores (reprodução em tamanho natural das imagens dos jogadores do esporte).

Do campo para a mesa, o Museu do Macarrão, (bairro do Limão), gerido por uma fábrica de massas, nasceu com a idéia de mostrar a cultura italiana. Possui mais de 50 peças, que vão desde máquinas de fazer macarrão, até panelas para cozinhar polentas. Por conta do volume de peças históricas e o pequeno espaço, o museu está com apenas algumas peças expostas e deve mudar de endereço.

Para finalizar, o Museu do Folclore abre portas para o mundo da cultura popular. Provisoriamente chamado de “A mão do Povo”, o local é uma junção de dois acervos: o Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima e a coleção “Missão de Pesquisas Folclóricas”, coordenada pelo escritor Mário de Andrade em 1938. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o acervo deverá ficar no Parque do Ibirapuera e ter mais de 3,5 mil objetos e duas mil fotos.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
17/06/2008 Primeira terça-feira com fraldas no cinema
17/06/2008 Mercadão incrementa seus projetos de visitas
16/06/2008 Começam os preparativos para Virada Esportiva
13/06/2008 Campeonato de arremesso de celular
13/06/2008
Cantor apresenta “Mameluco Afro Brasileiro”
12/06/2008
Chefs de todo o mundo discutem cozinha brasileira
12/06/2008
Pais serão notificados quando filho faltar na aula
09/06/2008 Professora abole lousa e planta árvores com os alunos
09/06/2008
Estudante sente baixo prestígio do magistério
06/06/2008
Carona entra na sala de aula e no mundo corporativo
Mais matérias