.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

operação quadra chuvosa
20/01/2005
Bombeiros orientam líderes comunitários em Fortaleza

Líderes comunitários das 94 áreas de risco de Fortaleza receberam, ontem, orientações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará sobre como agir em situações de emergência. A intenção da corporação é pôr em prática um plano de atuação para o período de chuvas, a “Operação Quadra Chuvosa”, em que bombeiros e comunidade atuarão juntos na prevenção e solução das ocorrências.

Choques elétricos, afogamentos e deslizamentos são comuns quando as chuvas fortes têm início na cidade, período em que os oficiais do Corpo de Bombeiros atuam com bastante intensidade, seja resgatando vítimas ou ajudando na transferência da população das áreas de risco para abrigos. Através da operação, os bombeiros esperam capacitar a população para agir com maior rapidez, auxiliando os oficias e a Defesa Civil.

“O importante é que temos que salvar vidas”, frisou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Duarte Frota. Durante o lançamento da operação, o comandante fez questão de declarar todos os líderes comunitários como bombeiros voluntários, marcando o ato com a entrega de um bottom da corporação. “Se houver essa integração o resultado vai ser maior do que se ficarmos isolados”, afirma. Essa é a primeira vez que os bombeiros se reúnem com a população, antes das chuvas, para discutir ações e fazer um levantamento das áreas de risco.

Uma equipe com cinco bombeiros ficará responsável por cada área de risco da cidade. Eles visitarão as comunidades, detectarão os locais mais críticos e as instituições que podem servir de abrigo nos casos de emergência, como escolas e creches. A Guarda Municipal já realizou o cadastramento de 18 abrigos na cidade, número que deve crescer devido a grande concentração de famílias nas áreas de risco, mais de 20 mil.

Para essa operação, a corporação designou 500 oficias na Capital e mais 300 homens no Interior. De acordo com o coronel Duarte Frota, esse efetivo estará atuando em parceria com a Defesa Civil do Estado e Município e na próxima segunda-feira, 100 homens da Guarda Municipal serão treinados pelos bombeiros para atuarem em situações de emergência.

Mas todos esses planos estratégicos ainda não são suficientes para acalmar as lideranças comunitárias. A presidente da Associação de Moradores da Cacimba dos Pombos, no bairro Pirambu, está amedrontada com a aproximação das chuvas. A preocupação da comunidade é tripla, pois as 250 famílias moram na encosta de um morro e além do perigo de deslizamento com as chuvas e as inundações, eles correm o risco de perderem as casas quando a maré aumenta. “A gente fica torcendo que resolvam esse problema com as famílias”, diz.

Já no bairro Autran Nunes, a preocupação das lideranças está em evitar mortes e proteger crianças e idosos. Em 2004, cinco pessoas do bairro morreram durante o período de chuvas vítimas de choque ou afogamento. “Estamos cansados. É importante a preocupação do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, mas está na hora de retirar essas famílias”, desabafa a líder comunitária Luzie Torquato da Costa.


As informações são do Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20/01/2005
Governo gastará milhões com cartuchos, carros zeros e uniformes
20/01/2005
Governo deve cortar R$ 11 bi de investimentos e despesas
20/01/2005
MP do IR vai afetar 200 mil contribuintes
20/01/2005
Rede pública de saúde distribuirá 1 bilhão de camisinhas em 2006
19/01/2005
Fórum Social evita críticas e quer propostas
19/01/2005
ONU: combate à pobreza deve ser reforçado nas metrópoles
19/01/2005
MEC liberou as vagas que estavam reservadas para indígenas e negros
19/01/2005
Brasil tem maior taxa de juro real do mundo
18/01/2005
Setor público defende a reforma de Tarso