.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fazendo a diferença
21/01/2005
Programa leva crianças para conhecer litoral e interior paulista

Ana Paula Fonseca
Especial para o GD

Com a finalidade de fazer com que crianças de baixa renda possam ter oportunidade de conhecer a praia e o interior de São Paulo foram lançados recentemente os programas "Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia", que acontece em janeiro, e "Redescobrindo o Interior", previsto para julho. A iniciativa é do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima.

"Caravanas do Conhecimento" é destinado a crianças entre nove e onze anos de idade. A idéia é proporcionar viagens gratuitas para que elas possam conhecer o litoral paulista. Já "Redescobrindo o Interior" é destinado a crianças que moram no litoral e que ainda não conhecem o interior do estado.

As viagens têm como destinos os municípios de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Grarujá, Iguape, Ilha Compida, Ilhabela, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

A idéia é oferecer oportunidade para que as crianças possam viajar e, com isso, conhecer os locais visitados, desde o histórico da cidade até sobre os principais monumentos de artes. Todos as crianças são alunos de escolas estaduais e municipais, ou de organizações não-governamentais.

Atualmente o programa leva, por viagem, cerca de 40 crianças, um motorista, quatro monitores (um para cada dez crianças), um policial militar ou guarda municipal. As crianças ficam hospedadas durante uma semana em escolas ociosas. Alem disso, todas as crianças recebem bonés, camisetas, cartazes, faixas, colchonetes e cinco refeições diárias.

Segundo o coordenador de relações institucionais da Fundação Prefeito Faria Lima, Carlos Sodré, na primeira edição, ano passado, os programas beneficiaram cerca de 10 mil crianças. Neste ano a meta é atingir 12 mil crianças.

"Os programas aproveitam a estrutura das escolas municipais, que estão desocupadas nas férias escolares, para desenvolver um trabalho solidário e um turismo educativo", conclui Carlos Sodré.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
21/01/2005
Projeto vai garantir inclusão digital
21/01/2005
Governo faz parceria para fiscalizar o Bolsa-Família
21/01/2005
STJ suspende transporte gratuito de idosos no Ceará
21/01/2005 Brasil tem dívida social de R$ 7,2 tri
20/01/2005
Para pais, escola pública é "terra de ninguém"
20/01/2005
Bombeiros orientam líderes comunitários em Fortaleza
20/01/2005
Projeto trilha passos na educação musical de jovens e crianças
20/01/2005
Governo gastará milhões com cartuchos, carros zeros e uniformes
20/01/2005
Governo deve cortar R$ 11 bi de investimentos e despesas