.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

mistura
22/04/2005

Rede de companhia de dança com deficientes

Cristina Veiga
especial para o GD

Montar uma rede de companhias de dança contemporânea que misture portadores e não portadores de deficiência física. Este é o objetivo maior do projeto Dance Meets Differences, que está no Brasil montando o espetáculo Via sem Regra (que fala sobre tabus) com quatro bailarinos brasileiros e três alemães, dirigidos pela coreógrafa e criadora do programa, a alemã Gerda Koenig.

“O projeto amplia a visão do espectador porque, não só mistura pessoas de possibilidades físicas diferentes, mas também pessoas de países diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes, linguagens diferentes. É a globalização no sentido humanístico da palavra”, disse, em entrevista exclusiva ao Aprendiz, o coordenador geral do projeto, Gustavo Fijalkow.

A idéia é deixar uma semente do projeto em cada um dos cinco continentes por onde o grupo passar. O primeiro continente escolhido foi a América e, nele, o Brasil. Ao chegar ao país, a cadeirante Koenig e sua equipe fizeram o que vão repetir no Quênia (África) e na Malásia (Ásia): selecionaram bailarinos portadores e não portadores de deficiência e passaram a ensaiar em ritmo de qualquer companhia de dança - seis dias por semana, oito horas por dia.

No intervalo desses ensaios, Koenig tem repetido que o Dance Meets Differences é um programa que “questiona as regras, os rituais e preconceitos de nossa sociedade e procura transgredir os limites entre pessoas com diferentes possibilidades de movimento. Inaugura, pela ruptura de tabus, nova possibilidade de percepção visual dos movimentos”. É exatamente o que pretende quando estrear o espetáculo em São Paulo.

Apesar de misturar portadores com não portadores de deficiência, o projeto não tem a preocupação com a inclusão. “A proposta é otimizar a deficiência e confrontar as pessoas com seus limites”, acrescenta Fijalkow contando que os espetáculos montados agora participarão de um festival na Alemanha no primeiro semestre do ano que vem.

Serviço:
Espetáculo: Via sem Regra
Datas: 28 de abril e 3 de maio
Locais: Teatro Tuca e Galeria Olido (respectivamente)
Onde: São Paulo (SP)

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20/04/2005
Gil quer apoio do BNDES a indústria criativa
20/04/2005
Andi analisa cobertura da imprensa sobre trabalho infantil
20/04/2005 MEC eleva para R$ 11 milhões orçamento da educação indígena
18/04/2005
Projeto Viver inaugura novo espaço para expandir atividades
18/04/2005
Governo quer usar TV e apostila em projeto de universidade a distância
18/04/2005
TV leva Objetivos do Milênio aos jovens
15/04/2005
Inscrições para o Enem vão até 6 de maio
15/04/2005
Plano combaterá exploração sexual
15/04/2005
Vem aí a nova Lei Rouanet