.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

programa jardim escola
22/07/2005
Plantando novas sementes profissionais

Erika Vieira


Novos profissionais estão sendo plantados no Brasil. As sementes estão frutificando no Instituto de Botânica de São Paulo e na Hidroelétrica de Itaipu. Através do programa Jardim Escola, o Instituto de Botânica de São Paulo está capacitando pessoas que estavam desempregadas a desenvolverem a atividade de jardineiros e de horticultura. O Instituto oferece esse curso a fim de dar uma nova perspectiva de trabalho a cidadões de baixa renda. Duas turmas já se formaram e o resultado obtido foi um índice de 70% dos participantes já empregados.

“Essa iniciativa é extremamente gratificante, a gente vê muito carinho nas pessoas que participam e os deixamos encaminhados para o mercado de trabalho”, fala o diretor geral do Instituto de Botânica, Dr. Luiz Mauro Barbosa. O curso é ministrado por biólogos, pesquisadores e técnicos da instituição. Ao todo são mais de 20 funcionários que ensinam uma nova filosofia de botânica, em que os participantes adquirem noção de cidadania, de conservação ambiental e aprendem a preservarem espécies em extinção. Com isso, os participantes saem habilitados a exercerem uma função especializada e diferenciada das já existentes nessa área. “Os alunos aprendem até a recriarem uma pequena floresta em condomínios”, explica o diretor e diz ser esse o motivo de parques, prefeituras e empresas terem preferência em contratar esses profissionais.

O Jardim Escola é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) com empresas privadas que oferecem cesta básica, transporte e um kit com ferramentas mínimas para cada aluno poder desenvolver a profissão ao final do curso. “Esse projeto ensina a pescar, preferimos isso a dar o peixe”, declara Dr. Luiz. Ele enfatiza a importância de instituições públicas trabalharem em conjunto com as privadas. A proposta do programa é continuar até quando existirem interessados, conta o diretor.

A seleção dos participantes é realizada pelo Fussesp, dando preferência a desempregados que residam nas comunidades próximas ao Instituto. É necessário saber ler e escrever para acompanhar as aulas teóricas. O curso é gratuito e tem duração de oito semanas, com uma carga de 6 horas por dia. A terceira turma começa em outubro.

O mesmo acontece na Hidroelétrica de Itaipu que consolida o projeto Jovem Jardineiro, no qual jovens carentes se formam como técnicos de jardinagem. O curso inclui oficinas de paisagismo, cultivo de plantas medicinais, música, artes plásticas, educação ambiental e informática. Os já formados integram a cooperativa Verdecoop (fornecedora de serviço de disque-jardinagem), outros conseguiram trabalho com carteira assinada e há ainda os que ingressaram na faculdade.

Serviço:
Instituto de Botânica de São Paulo
Av. Miguel Stéfano, 3031 – Bairro da Água Funda - São Paulo - SP
Fone: (11) 5073-6300 - FAX: (11) 5073-3678

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
23/06/2005 Centros Acadêmicos da USP não apóiam a Escória
22/06/2005 Ato contra a Discriminação na Faculdade de Direito do Largo São Francisco
22/06/2005 Jornal de alunos da USP traz piadas racistas
22/06/2005 Colégio ensina preservação do Rio Tietê à comunidade da Zona Sul
22/06/2005 Nota à sociedade
21/06/2005 Resposta às manifestações de desrespeito dos direitos humanos na Faculdade de Direito da USP
09/06/2005 Fortalecendo ONGs através da comunicação
09/06/2005 ProUni deve elevar inscrições no Enem a 3,5 milhões
08/06/2005 Serra usa verba do CEU para publicidade