festival
22/07/2008

Filmes do Anima Mundi usam São Paulo como cenário

Keila Baraçal

A favela do Tiquatira, no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, serviu de inspiração para o filme “Batalha: a guerra do vinil”, do diretor Rafael Terpins, 32. O filme – em cartaz na 16ª edição do Anima Mundi – retrata uma festa hip hop, em que dois DJs (um novato e outro veterano) são convidados por Thaíde para tocar. É nesta cena que a dupla, cada um no seu momento, tenta mostrar quem sabe mais sobre a arte da discotecagem.

Terpins explica que conheceu a favela por conta de seu gosto musical. Era bem naquela região que um vendedor de discos comercializava os vinis que ele gostava: de rap, funk, soul, etc. “Quando comecei a pensar em fazer o filme, levei o cinegrafista lá [na favela] para que ele tivesse uma idéia de como ficaria [a animação]”, explica o diretor.

Feito em stop motion e com animação em 3D, o filme, embora tenha sido inspirado em um lugar real da cidade de São Paulo, retrata a periferia brasileira de uma forma geral. “Ele foi muito bem recebido em São Paulo e Belo Horizonte também. Isso nos surpreendeu bastante”, disse Terpins.

São Paulo foi contemplado também na linguagem infantil. Mesmo que de forma inconsciente, o filme “Ícarus”, dirigido por Victor Hugo Borges, 28, conta a história de um piloto, que não tem tempo de ver o filho. Por isso, o menino se sente só no meio da metrópole. “A cidade não está explícita no filme, mas pode ser percebida em alguns aspectos do cenário. São Paulo é um lugar onde pessoas são muito ocupadas e, por isso, esmagadas por um contexto urbano muito forte.”

Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no www.animamundi.com.br. Já a animação “Batalha: a guerra do vinil” está disponível no site www.guerradovinil.com.br

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
22/07/2008 Cai nº de faltas de professores nas escolas municipais de SP
21/07/2008
Visitante pode criar história própria no Anima Mundi
18/07/2008 Educação profissional
17/07/2008
Trânsito faz com que SP deixe de ganhar R$ 30 bi
16/07/2008 Dois dias de rock na estação de trem Brás
16/07/2008
Cinco mil km de táxi grátis para apoiar a lei seca
14/07/2008
Empresa aposta na fabricação de perfume personalizado
11/07/2008 Alberguistas ensinam origami no metrô
10/07/2008
Rock combina com doação de sangue
10/07/2008 Abandono vira arte
Mais matérias