Transporte
23/07/2008

NY testa uso de bicicletas compartilháveis

Maximilien Calligaris, de Nova York

Alugar uma bicicleta em um posto público depois de comer seu “bagel” da manhã. Ir com ela para o trabalho. Pedalar dois quarteirões até seu lugar preferido para o almoço. Amarrá-la a um poste da Quinta Avenida enquanto você faz seu shopping de última hora e, enfim, devolvê-la a um outro posto público para depois se enfiar em um cinema da rua 42. Esse esboço de programa pode se tornar um hábito em Nova York, se for aprovado o novo plano “Bike-Sharing” (compartilhar-bicicletas).

Depois do sucesso desse tipo de transporte urbano em muitas cidades européias - só Paris, com o seu plano “Velib”, já colocou à disposição do público mais de 16.000 bicicletas distribuídas em 1200 postos-, o serviço de transporte público de Nova York abriu licitação para um serviço desse tipo. Neste mês, várias empresas foram convidadas a apresentar as dimensões de um projeto que seja útil para a cidade, com a proposta do número de bicicletas e de postos necessários, assim como os de capacetes protetores que são obrigatórios para os ciclistas e, claro, a previsão do custo operacional. Paralelamente, o Departamento de Planejamento Local receberá US$ 200.000 de ajuda do governo federal. Será feito um estudo complementar da viabilidade de um plano de bicicletas compartilhadas em Nova York. As respostas são esperadas para 15 de agosto e a decisão final deve sair no próximo outono.

O Forum for Urban Design (Fórum para o Design Urbano) e o Storefront for Art and Architecture (Vitrine de Arte e Arquitetura) organizaram um teste em pequena escala: 30 bicicletas foram disponibilizadas em alguns bairros de Manhattan ,como Eats, West Village, Chelsea e Soho, para corridas gratuitas de 30 minutos. O teste acabou envolvendo 200 participantes. O sucesso da operação, prevista para durar três dias, foi limitado só pelo tempo ruim, que forçou os organizadores a cancelar o último dia de teste.

Enquanto Nova York está apenas testando essas águas mais verdes com a ponta dos pés, “Velib”, o programa parisiense, celebrou seu primeiro aniversário. Depois de um começo impressionante com quase um milhão de usuários nas duas primeiras semanas, a iniciativa confirmou sua popularidade durante o ano inteiro. Inaugurado em 15 de julho de 2007, está agora com 198.913 assinantes anuais, segundo a Prefeitura de Paris. Em um ano, as bicicletas transportaram mais de 26 milhões de pessoas, chegando a um máximo de 110 mil locações por dia. O programa foi um sucesso financeiro e de público. Agora que as bicicletas de “Velib” são parte do panorama da cidade, a previsão é que, em breve, a idéia seja estendida aos subúrbios.

Além da poluição e da lentidão do trânsito, um outro fator força agora a cidade de Nova York a pensar mais verde: o preço do petróleo que foi para o espaço.

Quatro dólares por galão de gasolina (é o preço atual, que significa cerca de R$ 1,50 por litro), não parece muito para o Brasil. Mas, os americanos estão acostumados a preços muito menores e o carro médio é muito mais guloso do que os carros médios brasileiros. Será que esse preço é o suficiente para que os nova-iorquinos mudem seus hábitos? É só esperar para saber. No outono, a secretária de transportes da cidade, Janette Sadik-khan, tomará a decisão.

   
 
   
 

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