educação Cultural
23/07/2008

Cultura é Currículo

Amanhã será lançado pelo governador José Serra e pela secretária da Educação Maria Helena Guimarães de Castro, no MAM (Museu de Artes Modernas), o programa Cultura é Currículo.

Um milhão de estudantes estaduais terão acesso a museus, teatros e filmes. A iniciativa será dividida em três projetos: Lugares de aprender: Escola Sai da Escola, Escola em Cena e Cinema Vai à Escola.

Para o Escola Sai da Escola (museus e parques, entre outros), a Secretaria fechou, até agora, parceria com 26 instituições culturais. Em 2008 atingirá as escolas da capital, passando em 2009 para a Grande São Paulo e interior. Os alunos irão visitá-las rotineiramente, sempre com acompanhamento de professores. Estes, por sinal, receberão materiais específicos para preparar as visitas e para discuti-las depois. Todas as informações estão inseridas no currículo da rede.

Ainda para reforçar o conteúdo a ser aprendido nas instituições culturais, a Secretaria, em parceria com a TV Cultura, produziu 26 vídeos (um para cada instituição), para que os alunos se interessem pela visita e guardem as lembranças. Os vídeos são modernos e mostram histórias interessantes como chamariz aos alunos. Já neste mês entraram também na programação da TV Cultura, como divulgação dos “pontos turísticos” paulistas.


Para a área de cinema, denominada Cinema Vai à Escola, a Secretaria fechou a compra de 20 filmes em DVD, entre contemporâneos e antigos. Todas escolas de Ensino Médio do Estado receberão os DVDs e materiais de apoio pedagógico como “Cadernos de Cinema do Professor” e o vídeo “Luz, Câmera... Educação”, para auxílio aos professores antes, durante e depois das sessões. Os temas prioritários dos filmes são: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Sexualidade, Drogas, Violência e Preconceito.

O critério para seleção levou em conta os vários países onde há produção cultural e as diferentes escolas cinematográficas. Os alunos assistirão a documentários, filmes de ficção, comédia, drama e suspense, que não tenham sido exaustivamente exibidos pela televisão.

Já para teatro, com o Escola em Cena, a Secretaria, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, quer proporcionar aos alunos do Ensino Médio e de escolas em tempo integral experiências de freqüentar espetáculos de teatro e dança articuladas ao desenvolvimento de conteúdos de Arte e outras disciplinas. A intenção é integrar alunos e professores em espetáculos teatrais e de dança. Trinta mil alunos devem participar do Projeto em 2008.

“O Cultura é Currículo irá proporcionar aos estudantes um ciclo de novas aprendizagens. Desta forma, a formação dos alunos não ficará restrita à sala de aula. Terão um novo horizonte”, afirma a secretária de Estado da Educação. “Foram produzidos materiais de apoio para todas as atividades previstas, como guias, vídeos e um portal na internet que convida os professores a participar destas ações”.

Instituições de cultura parceiras:
Zoológico de São Paulo - Instituto Butantã - Viveiro Manequinho Lopes – Ibirapuera Planetário – Ibirapuera - Museu Paulista Monumento à Independência - Memorial do Imigrante - Casa do Bandeirante - Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla - Museu Afro Brasil - Memorial da América Latina - Fundação Cultural Emma Gordon Klabin - Museu de Arte Sacra de São Paulo - Palácio dos Bandeirantes - Museu da Casa Brasileira – Museu Brasileiro de Escultura – Centro Cultural Banco do Brasil – Museu de Arte Moderna – Museu Lasar Segall – Estação Pinacoteca - 21.Instituto Moreira Salles – Museu da Língua Portuguesa - Pinacoteca do Estado/Parque da Luz- Centro Universitário Maria Antonia – Instituto Tomie Ohtake - Paço das Artes.

As informações são da Secretaria da Educação.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
23/07/2008
NY testa uso de bicicletas compartilháveis
22/07/2008
Filmes do Anima Mundi usam São Paulo como cenário
22/07/2008 Cai nº de faltas de professores nas escolas municipais de SP
21/07/2008
Visitante pode criar história própria no Anima Mundi
18/07/2008 Educação profissional
17/07/2008
Trânsito faz com que SP deixe de ganhar R$ 30 bi
16/07/2008 Dois dias de rock na estação de trem Brás
16/07/2008
Cinco mil km de táxi grátis para apoiar a lei seca
14/07/2008
Empresa aposta na fabricação de perfume personalizado
11/07/2008 Alberguistas ensinam origami no metrô
Mais matérias