.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

CEARÁ CIDADÃo
24/02/2005
Encontro reúne primeiras-damas e secretários municipais de ação social

ACOPIARA (CE) - Foi realizado, ontem, na cidade de Acopiara, no auditório do Centro Pastoral, encontro regional da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará. Prefeitos, primeiras-damas, secretários e assessores de 22 cidades participaram do evento que discutiu políticas públicas para os idosos, crianças e adolescentes, programas de proteção social e ações voluntárias.

Ao todo serão sete encontros regionais realizadas em cidades pólos do Ceará. O evento, que tem como tema central “Ceará Cidadão”, prossegue até o dia 9 de março. Em Acopiara, a primeira-dama do Estado, Beatriz Alcântara, abordou a temática da ação voluntária e a formação de consórcios municipais. Ela falou de experiências nas áreas de saúde e educação.

Para Beatriz Alcântara há regras que devem ser observadas no trabalho voluntariado. “As pessoas devem fazer aquilo que gostam, que se identificam”, disse. “Cada um tem dentro de si algo especial, que sabe fazer. É preciso apenas doar-se”. Além disso, o serviço não pode ser interrompido e nem ter duração constante. No final, Beatriz Alcântara sugeriu substituir o rancor e o preconceito por amor e amizade para com as pessoas amigas e necessitadas.

O secretário de Ação Social do Estado, Raimundo Gomes de Matos, apresentou propostas de formação de um pacto entre os municípios para a melhoria dos indicadores sociais no Ceará. Ele observou que o governo Federal vai lançar o programa “Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido”, tema da palestra dele. “É preciso haver articulação entre as cidades e a realização de um trabalho integrado visando à melhoria dos indicadores sociais, de saúde e educação”.

A primeira-dama de Acopiara, Rosa Almeida, secretária executiva da Associação das Primeiras-Damas, mostrou que o ciclo de encontros vem apresentando resultados positivos. “É um fórum para apresentação de propostas realizáveis e intermediação dos problemas dos municípios”, observou. No final da reunião, foi definido um planejamento estratégico para o biênio 2005 e 2006. Houve ainda uma oficina para a formação dos conselhos municipais dos direitos do idoso, dirigida por Maria Queiroz, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

As informações são do Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores

23/02/2005
Inadimplência cresce menos no governo Lula
23/02/2005
Curso capacita gestores municipais
23/02/2005
Mamberti comanda encontro sobre tradições brasileiras
23/02/2005
Comissão quer tempo para debater reforma universitária
22/02/2005
Arrecadação de janeiro bate novo recorde
22/02/2005
Brasil articula a Câmara Setorial do Livro e Leitura
22/02/2005
Projeto Somar capacita jovens no Interior
22/02/2005
MEC incentiva universitário carente a pesquisar periferia
22/02/2005
Entidade quer controle sobre ensino privado