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educação
25/10/2004
Novo indicador facilita avaliação escolar de comunidades

A idéia de tornar os indicadores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mais fáceis de serem interpretados acabou se transformando em um amplo projeto de educação. A proposta, elaborada pelo PNUD, foi levada até o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que já mantinha uma parceria semelhante com a organização não-governamental Ação Educacional. Assim, a saída foi juntar os programas e lançar uma iniciativa conjunta, muito mais abrangente.

O que resultou do casamento das propostas é o Indicador da Qualidade da Educação, que segundo Vanda Mendes, coordenadora do projeto, tem como um dos objetivos integrar e engajar a comunidade escolar, pais, alunos, funcionários das escolas, entre outros, na melhoria da educação. Com o indicador, a comunidade escolar é quem avalia e faz as críticas ao método de ensino e às escolas.

O projeto, que foi desenvolvido com o apoio de diversas instituições educacionais como o Fundescola (Ministério da Educação), a ABRINQ e outras ONGs, é dividido em "dimensões", ou seja, áreas temáticas. A primeira dimensão, denominada de Ambiente Escolar, analisa o bem-estar da criança na escola; a segunda, Política Pedagógica, está relacionada com o conteúdo de aprendizagem; a terceira, chamada de Avaliação, vê os métodos de avaliação dos alunos; a quarta, Gestão Escolar Democrática, debate a participação da sociedade na escola; a quinta, Ambiente Físico-Escolar, avalia a infra-estrutura e a qualidade do material; e a sexta, denominada Acesso, Permanência e Sucesso na Escola, trabalha com a popularização dos indicadores escolares.

As informações foram publicadas em uma espécie de cartilha e distribuída entre 14 comunidades onde se realizaram os testes do projeto. “Os participantes das comunidades recebem o material e juntos fazem uma avaliação da educação na escola da sua região”, explica Vanda.

Segundo ela, é grande o número de membros da comunidade escolar que desconhecem o significado dos indicadores. “Muitas diretoras não sabem a taxa de evasão da sua escola porque simplesmente não sabem o que isto significa”, diz. “Um conjunto de perguntas e respostas revela o que vai bem, o que vai mal ou o que merece cuidado e atenção. As opiniões são traduzidas em cores que pintam de verde, vermelho ou amarelo um quadro que se torna o diagnóstico da qualidade da escola”, explica a ONG Ação Escolar. Assim, a comunidade é quem decide as prioridades da escola de sua região.

Os resultados da iniciativa serão apresentados no seminário "Qualidade da Educação: Garantia de Eqüidade e Aprendizagem na Escola", que vai acontecer em 4 e 5 de novembro, no Grand Bittar Hotel, em Brasília.

As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

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