negócios
25/10/2007

Designers discutem criar pólo de produção
em São Paulo

Heitor Augusto

Profissionais da arquitetura, moda e design querem aproveitar o potencial da cidade e fortalecer São Paulo como centro de produção. “Temos de despertar as possibilidades invisíveis. Há um potencial de consumo enorme a ser explorado”, avalia Jum Nakao, estilista e autor do livro “A Conquista do Invisível”.

A prefeitura demonstrou interesse em discutir modelos de gestão para o segmento. Por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, vai organizar o seminário Design Made in São Paulo, no qual profissionais, entre eles Nakao, vão propor saídas para o crescimento do setor. Ainda incipiente, há o esboço de um plano para criar incubadoras ou Arranjos Produtivos Locais.

“As iniciativas que já aconteceram foram autônomas, vieram dos empresários. Não há continuidade. É difícil uma iniciativa de governo não ser apropriada para uso político”, afirma Ronald Kapaz, sócio-diretor da OZ Design.

Design como ferramenta estratégica
A reclamação corrente é a falta de incentivo. “Falta estímulo ao crescimento do setor: repensar os juros, criar compensações para quem exporta, beneficiar quem atingir metas”, analisa Jum Nakao, que encara a China como um modelo de país que se adaptou às transformações geopolíticas.

“O design tem de ser introduzido como disciplina para qualificação do produto para pequenas empresas. O governo do Chile, por exemplo, está fomentando o design”, diz Kapaz.

Para Nakao, se não houver mudança na gestão, o cenário vai piorar. “A situação aponta para uma falência para o setor de confecção. Se não mudarmos, até 2010 vamos reduzir a produção em cerca de 70%.”

Clique aqui e veja a programação do seminário Design Made in São Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
19/10/2007
Avanhandava vai ganhar praça em área degradada
19/10/2007
Entenda mais sobre superdotados e pessoas com altas habilidades
19/10/2007
Além da Mostra, São Paulo é a protagonista no Cine Cidade
18/10/2007
Mostra de Cinema tem programação gratuita para alunos de 2° grau
18/10/2007
Cidade de São Paulo é destaque em cinco filmes da Mostra
18/10/2007
Secretário vai a NY trocar informações sobre moradores de rua
17/10/2007
Novas formas para os subúrbios de Paris
17/10/2007
Atletas criam Ong para auxiliar entrada do jovem no mercado de trabalho
17/10/2007
Receitas do cinema desvendadas em livro
15/10/2007 Reforma da Praça Roosevelt começa a sair do papel
Mais matérias