.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

saúde e educação
26/08/2005
Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje

O Agita Galera, programa que este ano entra em sua nona edição, está ganhndo reforço. Desde as 8h de hoje, no Sambódromo, alunos da rede municipal de ensino se somam ao evento. Eles fazem exercícios em suas respectivas unidades de ensino. Isso só foi possível graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Participação e Parceria, além da Secretaria Estadual da Educação. O evento no Sambódromo conta com a presença do secretário de Educação José Aristodemo Pinotti e segue o conceito estabelecido pelo projeto "São Paulo é uma Escola", da SME, lançado em maio deste ano.

Realizado desde 1997 e reconhecido pela OMS, dedicado à rede pública de ensino, o Agita Galera tem como objetivo a promoção da atividade física no ambiente escolar. A coordenação geral é da ONG Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

Nos últimos oito anos, o Agita Galera mobilizou seis milhões de estudantes, mais de 250 mil professores e 6.800 escolas estaduais. Seu objetivo é dedicar toda última sexta-feira de agosto para cultivar hábitos de atividade física na linha de cidadania ativa e estimular a reflexão de como criar ações permanentes de promoção da atividade física no ambiente escolar, além das aulas de educação física.

O Agita Galera faz parte do programa Agita Sampa, coordenado pela Secretaria de Participação e Parceria, que realiza campanhas para conscientizar a população sobre a importância da prática diária de exercícios físicos. Na capital, as atividades vão se centrar em quatro pontos: Sambódromo, Praça Roosevelt, USP Zona Leste e Sesc Interlagos.

Neste ano, dentre as inúmeras novidades que traz, o Agita Galera seguirá a estratégia da OMS para reforçar uma mensagem de alimentação saudável por meio da parceria com o programa "5 ao Dia", estimulando o consumo de cinco porções de frutas e verduras por dia, e incentivará o transporte ativo para a escola, utilizando a caminhada e a bicicleta como meio de transporte.

Nesta edição também será lançado o programa de incentivo à prática de atividade física no Peru, que contou com a assessoria do Programa Agita São Paulo. Segundo o professor José Waldir Gregio, as escolas municipais foram orientadas a realizar várias atividades em suas sedes, como confecção de cartazes, redações e palestras, além das já feitas com os professores de Educação Física. "Preparamos atividades específicas que serão divulgadas para todas as escolas", conta Waldir, citando as caminhadas monitoradas e palestras sobre a importância da prática esportiva.


As informações são da Secretaria Municipal de Educação.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
25/08/2005 Violência Institucional ainda é um dos fatores mais preocupantes contra adolescentes
25/08/2005 Violência entre jovens preocupa a comunidade
19/08/2005 USP oferece formação superior a indígenas
18/08/2005 Curso de Contadores de Histórias
17/08/2005 Cidade ganha aliado contra a violência sexual
16/08/2005 Brasileira representante das 8 Metas do Milênio chega ao país
16/08/2005 ONG estimula liderança Voluntária
16/08/2005 Professores recebem capacitação para lidar com deficiência visual
15/08/2005 Experiência comunitária em favela paulistana passa a representar programa da ONU