inclusão
26/09/2007

Balé às escuras

João Batista Jr.


Ainda adolescente, Fernanda Bianchini acompanhou seus pais a uma visita ao Instituto de Cegos Padre Chico, no bairro do Ipiranga, São Paulo. “Foi quando tive uma idéia”, diz ela. Como havia começado a fazer aulas de balé, pensou em ensinar o que estava aprendendo aos deficientes visuais. Seus pais, que já prestavam serviços à instituição, logo trataram de incentivá-la.

Mesmo assim, a menina, com então 15 anos, ficou receosa. “Na minha cabeça, professor é aquele que sabe muito. Mas pais disseram para eu nunca desistir de um desafio.”

Fernanda recorda que essas palavras ecoaram em sua cabeça, até tomar uma decisão. “O início foi difícil, não sabia nem como chegar perto das meninas.” Mas depois das primeiras aulas, a nova professora passou a desenvolver métodos de percepção corporal por meio de toques.

E o sucesso foi enorme. Fernanda não parou de receber interessados, teve se contar com o apóio de outros voluntários e os ensaios passaram a resultar em apresentações. Essa série de fatores culminou na Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini. “Mas não ensinamos apenas balé, mas também dança de salão e tai chi chuan.”

“Hoje as alunas são chamadas para dançar em vários estados do país.” Fernanda conta que, além de dar mais movimento aos deficientes visuais, deu também oportunidade. “Muitas delas recebem cachê pelas apresentações.” “Existe uma proposta para o grupo se apresentar na Espanha”, revela com entusiasmo.

Lição
“Todo pai e mãe sonha em ver a apresentação de balé da filha no fim do ano.” “Mas com os pais de cegos isso era impossível.” Hoje com 28 anos e formada em fisioterapia, Fernanda orgulha-se de não ter desistido de seu projeto. Os pais dos cegos agradecem por assistir às apresentações e os novos bailarinos agradecem por aprender a dançar. “E eu aprendi a ver, mas com os olhos do coração.” Fernanda mostra, assim, que tem muito a agradecer.

Mais de 200 pessoas já passaram pelas mãos da equipe de Fernanda Bianchini, sendo que em sua maioria mulheres.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
26/09/2007
Pesquisas mostram que projetos musicais ajudam no rendimento escolar
25/09/2007 Associação de bairro lança cartilha para educar moradores
24/09/2007
Bicicleta promete revolucionar transporte público em Paris
24/09/2007
Comunidade Criativa quer lançar eventos culturais para jovens
24/09/2007
Percepção de moradores de Santa Etelvina não reflete dados da prefeitura
21/09/2007
Virada da inclusão
20/09/2007
Primavera dos museus celebra a chegada da estação
20/09/2007 Virada nas estrelas
20/09/2007 Reino Unido quer se tornar carbono neutro até 2050
20/09/2007 Grupo de teatro interpreta espetáculo em praças públicas
Mais matérias