HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

reaproveitamento
27 /05/2004
Entulhos reformam escolas em Belo Horizonte

A partir de julho, será proibido jogar entulho em aterros sanitários. A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente determina ainda que cada município crie seu próprio programa para aproveitar restos de construções.

Um desses programas funciona em Belo Horizonte. A prefeitura descobriu que transformando o entulho em matéria-prima através da reciclagem é possível se livrar de um grande problema.

Toneladas de entulho são jogadas em terrenos baldios. A cena, comum nas cidades brasileiras, é exemplo de desrespeito ao meio ambiente e desperdício de material que poderia ter destino nobre.

Os funcionários de uma construtora já aprenderam a separar o lixo dos restos de tijolo e concreto. “Eu não separava. Eu jogava tudo fora” – disse o auxiliar de serviços gerais Geraldo Magela de Souza.

Antes a construtora tinha de pagar para jogar entulho. Agora, o material é levado de graça para uma usina da prefeitura de Belo Horizonte. Primeiro, os funcionários retiram o que restou de lixo. Na seqüência, o material passa por um moinho. Depois de triturado, o entulho com maior concentração de concreto vai para outra etapa do processo de reciclagem, em que se transforma em bloco de concreto.

Em média, cada tonelada de entulho rende 800 blocos. É uma economia para a prefeitura, que se tivesse comprar material pagaria R$ 1 por unidade. Os blocos são usados para erguer muros em uma escola municipal.

Outro tipo de entulho que tem mais terra do que concreto serve de base na pavimentação de ruas e avenidas. “O entulho deixa de ser jogado em córregos e as obras ficam mais baratas para a comunidade” , avaliou o gerente de reciclagem da prefeitura Jamir Nunes Coelho.



As informações são do site do SPTV, da Rede Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27/05/2004 Indústria do fumo poderá ter de indenizar rede de saúde
27/05/2004 Crianças transformam lixo em brinquedo
27/05/2004
Professores da rede pública querem filhos na particular
26/05/2004 Professores da rede pública querem filhos na particular
26/05/2004 Álcool sobe e puxa também preço da gasolina
26/05/2004
Brasil quer fornecer alimentos para a China em troca de investimentos
26/05/2004
Pesquisa: 59% dos consumidores do Rio compram de camelôs
26/05/2004
Desemprego terá queda no 2º semestre, diz Berzoini
26/05/2004 Esquerda do PT diz não votar mínimo de R$ 260
26/05/2004 Saúde mantém contrato suspeito