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estudo
27/10/2004
Discriminação na escola prejudica desempenho de alunos

Cassia Gisele Ribeiro
Especial para o GD


"A rejeição, tema de difícil percepção porque demanda uma observação apurada do professor, é responsável por boa parte da diminuição da atuação de nossos alunos". A afirmação foi feita em artigo de Zuleide Blanco Rodrigues, pós-graduada em Educação pela PUC-SP e confirmada por uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), lançada no mês passado.

O estudo foi realizado a partir do cruzamento de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o seu questionário sócio-econômico. Uma das perguntas era: "Na sua turma você se sente deixado de lado?". O Inep cruzou essa resposta com o desempenho dos estudantes.

O exame foi aplicado, no ano passado, em uma amostragem representativa de 300 mil alunos, da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª do ensino médio, dos sistemas público e privado. Os estudantes fizeram provas de língua portuguesa ou matemática.

Os dados mostraram que os alunos que afirmam sofrer rejeição na escola, seja por parte dos colegas, seja por parte dos professores, possuem um desempenho baixo no boletim. Na 4ª série do ensino fundamental, 13% dos alunos dizem sofrer rejeição sempre, por parte de professores e colegas. Esses estudantes têm rendimento 22,86% abaixo dos que não enfrentam esse problema.

Eles tiveram uma nota média de 145,30 pontos em língua portuguesa. Os que disseram que nunca ou quase nunca sofrem rejeição tiveram média de 178,51 (variação de 22,86%). Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, os números mostram que é importante se criar um "clima escolar harmonioso".

Para Zuleide, é tarefa do professor identificar e interferir no problema. "Não posso dizer que seja fácil, mas posso dizer que é passível de se fazer com sucesso. É preciso que esse aluno seja reintegrado ao meio educacional, equilibrado em suas atitudes e satisfeito com a escola", diz.

   
 
 
 

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