HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

trabalho
28 /05/2004
Tecnologia e mudanças de valores aumentam campos de atuação profissional

Hoje em dia, quando saem da faculdade, médicos e advogados têm muito mais opções de áreas de atuação do que no início do século 20. As tecnologias são mais avançadas, e as preocupações deste século não são iguais às de antes. Quando uma mudança social implica uma necessidade diferente, nascem outras áreas para as velhas carreiras, que entram no novo campo tentando cada uma delas estabelecer a sua parte.

Com o desenvolvimento da internet e o aumento de sua importância na sociedade, por exemplo, profissionais foram deslocados para esse novo campo. Cada carreira que poderia ganhar um pedaço do terreno, então, tratou de demarcar o seu território.

Os jornalistas, que escreviam para jornais, passaram a fazer textos para a rede; designers, que diagramavam revistas, passaram a desenhar páginas; publicitários foram produzir anúncios; programadores começaram a desenvolver sites; advogados foram cuidar das questões legais.

"Sempre que surge um novo objeto na sociedade, as carreiras tratam de recortá-lo, cada uma com a sua especificidade. Esse recorte, entretanto, é conflituoso e sempre envolve relações de poder entre as profissões. Se não surge uma carreira com força suficiente para dizer "isso é meu e ninguém tasca", elas vão disputar esse objeto", disse Maria da Gloria Bonelli, professora de sociologia das profissões da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Segundo ela, nem só de inovações tecnológicas, como a internet, vive a evolução das profissões. "A tecnologia tem um peso importante, mas muitas áreas surgem de mudanças de valores."

Exemplo disso é a bioética, em que novas tecnologias trouxeram outras preocupações. O problema de até que ponto manter o tratamento de um paciente que não teria melhora do quadro não existiria se não houvesse as técnicas para mantê-lo vivo. O mesmo acontece com o dilema de o que fazer com embriões não-utilizados em clínicas de fertilização.

"Com essas técnicas, os profissionais começaram a se ver diante de novas situações em seu dia-a-dia. Para ajudar uma família a tomar uma decisão, há comissões de bioética que englobam profissionais da medicina, do direito, da filosofia e da antropologia e que explicam a situação para os familiares para que eles tomem suas decisões", disse Rosana Fiorini Puccini, coordenadora da graduação em medicina da Unifesp.

Outro caso de nova preocupação é a área ambiental. Apenas no meio do século passado a sociedade começou a se perguntar o que fazer com os restos de sua produção, já que os seus efeitos nocivos começaram a ser comprovados. Com isso, por exemplo, engenheiros foram trabalhar nos novos sistemas de tratamento, advogados passaram a tratar da legislação e geógrafos e biólogos começaram a fazer análises de impacto.

Racionalização
Outra possibilidade de ampliação da área de atuação de velhas carreiras acontece quando campos que já existiam são racionalizados e profissionalizados para que dêem mais lucro, ou seja, se transformam em negócios.

O esporte, por exemplo, por muito tempo não foi considerado uma forma de gerar lucros e era mantido de forma amadora. Quando se tornam negócios, todas as atividades têm de ser racionalizadas para evitar prejuízos, e profissionais especializados, como administradores, advogados, médicos, fisioterapeutas e publicitários são contratados.

O mesmo aconteceu com as atividades do setor rural, que viraram agronegócios. Para ser competitivo no mercado internacional e evitar prejuízos por causa de condições naturais ou de falta de planejamento, o que produzir, como produzir e para quem vender passam a ser decisões de carreiras como administração, economia, zootecnia, agronomia, meteorologia e engenharia.




ANDRÉ NICOLETTI
da Folha de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27/05/2004 Jovens atores levam alegria aos hospitais de Curitiba
27/05/2004
Pesquisa mostra que médicos sabem pouco sobre os remédios que receitam
27/05/2004
Corrida é uma luz para o futuro
27/05/2004 Entulhos reformam escolas em Belo Horizonte
27/05/2004
Só 4% dos mais pobres vão à faculdade, diz Inep
27/05/2004 Candidato de escola pública terá nota extra na Unicamp
27/05/2004 Indústria do fumo poderá ter de indenizar rede de saúde
27/05/2004 Crianças transformam lixo em brinquedo
27/05/2004 Ação pede que lanche do McDonald's traga alerta de potencial risco à saúde
26/05/2004 Professores da rede pública querem filhos na particular