.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Aprendizado
28/10/2004
Estudantes simulam conferências da ONU

Alunos do Ensino Médio de escolas de todo o país vão passar o feriado de Finados trabalhando. Eles se reúnem no Rio de Janeiro, da sexta-feira (29 de outubro) até a terça (2 de novembro), para simular uma reunião das Nações Unidas e todos os seus procedimentos. É a ONU Jr, uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá.

Ao todo são 320 jovens divididos em delegações de 65 países e três órgãos das Nações Unidas — PNUD, FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Alguns simularão a Sala de Imprensa e poderão participar de uma das oito emissoras de TV (BBC, Al-Jazeera, FOX, CNNi, TVEspanha, Globo News, NHK e Mail Guardian) que "cobrirão" o evento, além de realizar um jornal diário com o que aconteceu de mais importante nas reuniões.

Para participar, os estudantes “delegados” tiveram que estudar a história, a cultura e a política externa dos países que representam ou, no caso das agências da ONU, as funções que elas realizam. Um dos desafios foi fazer os adolescentes diferenciarem os interesses do país que representam de suas opiniões pessoais. Até as roupas dos jovens delegados estará de acordo com uma verdadeira reunião da ONU: os rapazes serão obrigados a vestirem terno e gravata, enquanto as moças poderão ir de calças, saias ou tailleurs.

Durante as reuniões, as discussões se darão em torno de temas de preocupação internacional atual. Por exemplo, o Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (CDSI) falará sobre armas químicas e biológicas e a Comissão Social, Humanitária e Cultural (CSHC) tratará do tráfico de seres humanos. As simulações do Conselho de Segurança e do Comitê Contraterrorismo (CTC) serão em inglês.

No mundo existem 400 modelos de simulações desse tipo. No Brasil, além da Estácio de Sá, a Universidade de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) também possuem projetos semelhantes. O principal objetivo desses programas é expor os jovens ao ambiente diplomático na prática, em foros multilaterais que buscam soluções para questões internacionais.

No evento da Estácio de Sá, 80 universitários ajudarão na organização das reuniões. Durante os cinco dias, haverá um posto de coleta de roupas que serão doadas ao Haiti. A conferência tem o apoio do PNUD, do Centro de Informações da ONU (UNICRIO), do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), da UN Cyberschool e da Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais.

As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
28/10/2004 Fome Zero inaugura cozinha comunitária em Porto Alegre
28/10/2004 Aumenta prazo de pagamento de crédito educativo
27/10/2004
Governo federal investiu 43% do previsto em 2004
27/10/2004 Combate a trabalho infantil perde prioridade
27/10/2004
Discriminação na escola prejudica desempenho de alunos
26/10/2004
Surge uma alternativa para geração de trabalho e renda
26/10/2004
Prefeituras elevam gastos com saúde e educação
26/10/2004 ONU critica Judiciário
26/10/2004 Pais alegam que começaram a trabalhar muito cedo mas 'sobreviveram'
25/10/2004 Crescimento pode causar novo apagão no Brasil