.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Museu
29/07/2005
Projeto de Lei para o Museu Afro Brasil

Já existe um Projeto de Lei, criando o Museu Afro Brasil enquanto equipamento cultural do município: trata-se do PL 765/03, de autoria da vereadora Claudete Alves (PT/SP).

A proposta de criação do Museu Afro Brasil é da vereadora Claudete Alves e foi apresentada a ex-prefeita Marta Suplicy, em audiência com ela, ocorrida em 23 de janeiro de 2001, quando Claudete ainda era suplente da bancada de seu partido, na Câmara, não tendo ainda assumido o cargo de vereadora.

Quando assumiu como vereadora, em fevereiro de 2002, a apresentação do Projeto de Lei 765/03, criando o Museu, foi uma das primeiras ações de Claudete, já na Casa de Leis. A partir daí, a vereadora teve reuniões com a então prefeita Marta Suplicy e com o Secretário Municipal de Cultura da época, Celso Frateschi. Como existia dificuldade em colocar em votação o PL de Claudete, Marta Suplicy colocou em prática a idéia, criando o Museu através de Decreto. Em conformidade com a criação do equipamento, a vereadora Claudete Alves mobilizou entidades do Movimento Negro da Capital, na luta pela devolução do Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega (onde está instalado o Museu) e pela criação do Museu.

Desde então a parlamentar, que também se reuniu com o sucessor de Frateschi, Emmanuel Araújo, em conversa referente à manutenção do funcionamento do Museu, já solicitou audiência com o atual Secretário, Carlos Augusto Calil, para tratar do mesmo assunto.

O PL 765/03, de autoria da vereadora, continua tramitando na Câmara Municipal e já obteve parecer favorável da Comissão de Administração Pública. Encontra-se na Comissão de Educação e Cultura e aguarda parecer da mesma para que possa ser incluso na pauta de votação das sessões plenárias.

Uma vez, na pauta de votação, a vereadora fará apelo aos demais parlamentares, no sentido de que aprovem a proposta para que o Museu tenha seu funcionamento, respaldado por Lei e dotação orçamentária para mantê-lo.

CAMPANHA SALVEM O MUSEU AFRO BRASIL !!!
A vereadora Claudete Alves vai lançar, amanhã, 29 de julho, a campanha "Salvem o Museu Afro Brasil", objetivando chamar a atenção da Prefeitura Municipal para a importância desse equipamento, para os afro-brasileiros e bem como, para a memória cultural da população de São Paulo.

A campanha será lançada durante Audiência Pública para discutir a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, com verba orçamentária para executá-lo, que acontece amanhã, das 19h às 22h, no Plenário 1º de Maio, 1º Andar da Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de representantes do Movimento Negro, de ONGs e do Deputado Estadual Edson Portilho, do PT do Rio Grande do Sul.


As informações são da Assessoria de Imprensa do Gabinete da Vereadora Claudete Alves (PT/SP).
Tel: 6824-4499 // 4032 // 4022 (Suzana Camargo)
Maciel Nascimento (Chefe de Gabinete): 8382-7654.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
28/07/2005 Falta de verba ameaça museu afro montado no Ibirapuera
22/07/2005 São Paulo abriga escola pública de iniciação artística
22/07/2005 Plantando novas sementes profissionais
23/06/2005 Centros Acadêmicos da USP não apóiam a Escória
22/06/2005 Ato contra a Discriminação na Faculdade de Direito do Largo São Francisco
22/06/2005 Jornal de alunos da USP traz piadas racistas
22/06/2005 Colégio ensina preservação do Rio Tietê à comunidade da Zona Sul
22/06/2005 Nota à sociedade
21/06/2005 Resposta às manifestações de desrespeito dos direitos humanos na Faculdade de Direito da USP
09/06/2005 Fortalecendo ONGs através da comunicação